AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2021 às 16h34min - Atualizada em 02/07/2021 às 16h34min

A cada 17 minutos uma casa é roubada no Brasil

Mais segurança pode inibir invasões e retardar a ação dos ladrões

Assessoria de Imprensa, Julia Ximenes
Foto: Imagem Ilustrativa
No 1º semestre de 2020, em média, a cada 17 minutos, uma casa era vítima de roubo no Brasil. É isso o que mostra o “Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020”, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
 
O Anuário indica que foram registrados 15.470 roubos a residências nos seis primeiros meses de 2020, número 16% menor que o visto no mesmo período de 2019 (18.412), mas que ainda é bastante significativo.
 
São Paulo foi a unidade federativa com o maior número de ocorrências registradas (2.317), enquanto a que teve menos registros foi Alagoas (78).
 
Confira o ranking completo, acompanhado do percentual de roubos a residências que aconteceram em cada UF. Não há informações disponíveis sobre os estados da Bahia, Ceará e Roraima.

Acre: 223 (1,44%)
Alagoas: 78 (0,50%)
Amapá: 196 (1,27%)
Amazonas: 477 (3,08%)
Bahia: --
Ceará: --
Distrito Federal: 226 (1,46%)
Espírito Santo: 168 (1,09%)
Goiás: 916 (5,92%)
Maranhão: 983 (6,35%)
Mato Grosso: 644 (4,16%)
Mato Grosso do Sul: 137 (0,89%)
Minas Gerais: 1.352 (8,74%)
Pará: 1.054 (6,81%)
Paraíba: 229 (1,48%)
Paraná: 1.756 (11,35%)
Pernambuco: 637 (4,12%)
Piauí: 570 (3,68%)
Rio de Janeiro: 346 (2,24%)
Rio Grande do Norte: 659 (4,26%)
Rio Grande do Sul: 646 (4,18%)
Rondônia: 543 (3,51%)
Roraima: --
Santa Catarina: 615 (3,98%)
São Paulo: 2.317 (14,98%)
Sergipe: 342 (2,21%)
Tocantins: 356 (2,30%)

 
Mesmo com uma redução entre 2019 e 2020, cuidar da segurança residencial ainda é indispensável. Afinal, a casa deve ser um sinônimo de proteção, e todo cuidado é fundamental para garantir o bem-estar de todos.
 
Se você quer ter uma casa mais segura, então acabou de vir ao lugar certo, pois separamos 9 itens que farão toda a diferença para manter seu patrimônio e sua família mais protegidos. Confira:

Alarme para porta
 
Solução discreta e eficiente, o alarme dispara caso a porta seja aberta, sofra algum tipo de impacto ou tente ser arrombada.
 
Como a instalação é embutida, a aparência externa da porta não é alterada, o que é positivo tanto no quesito estético quanto para que eventuais ladrões não saibam que aquela porta conta com um sistema de proteção.
 
O acionamento pode ser feito por controle remoto ou teclado e ela funciona com 2 baterias tipo AA, com durabilidade aproximada de 1 ano.

Cercas elétricas
 
As cercas elétricas são bastante comuns e eficientes. Tecnicamente chamadas de eletrificadores, elas são instaladas sobre os muros da residência e conseguem dar uma descarga elétrica forte, mas que não é letal, com o objetivo de espantar eventuais invasores.
 
Disponíveis para diferentes aplicações, como residencial, rural ou industrial, a tensão varia de acordo com o seu tipo. Há também as que são monitoradas, as quais são integradas a uma central de alarme e notificam a empresa responsável quando o alarme é acionado.

Câmera de monitoramento
 
Com as câmeras de monitoramento, torna-se possível ver o que está acontecendo no portão da residência ou em qualquer outro ponto em que ela for instalada.
 
Os modelos mais modernos contam com conectividade Wi-Fi, que permitem ao usuário ver as imagens em tempo real por meio de smartphones, tablets e computadores. Além disso, algumas delas notificam os usuários caso se verifique alguma movimentação no perímetro.

Fechadura eletrônica
 
As fechaduras eletrônicas, também chamadas de fechaduras digitais, trazem mais praticidade e segurança, já que evitam o uso de chaves. Assim, a porta só pode ser aberta mediante o uso de senha, cartão de aproximação ou leitura biométrica.

Olho mágico digital
 
O princípio de funcionamento é similar ao dos modelos tradicionais, mas a diferença é que ao invés de um pequeno visor, o equipamento consiste em uma câmera praticamente idêntica a um olho mágico.
 
Dessa forma, os usuários podem ver quem está do outro lado da porta sem que precisem se aproximar, o que é ótimo para a segurança. Ela pode ser instalada em casas, condomínios e quaisquer outros ambientes.

Portão automático
 
Embora não seja uma solução de segurança propriamente dita, o portão automático é ideal para aumentar a proteção, já que é aberto apenas ao acionar o controle remoto. Assim, não é necessário sair do carro para abrir o portão, o que daria mais tempo aos ladrões para algum roubo.

Sistema de automação residencial
 
Os sistemas de automação residencial estão em alta por seu caráter de praticidade. Afinal, por meio deles é possível conectar falantes inteligentes, eletrodomésticos, eletrônicos e vários outros aparelhos, os quais podem ser controlados e acionados remotamente ou por controle de voz, por exemplo.
 
Vários equipamentos de segurança podem ser integrados aos sistemas de automação residencial, como câmeras de segurança e fechaduras eletrônicas, por exemplo.

Vídeo porteiro
 
O vídeo porteiro é uma solução mais avançada que os interfones tradicionais, já que permitem visualizar quem está do lado de fora do portão sem precisar ir até o local. Assim, a distinção de quem está ali não é feita apenas por sua voz, mas também pelas imagens.
 
Alguns modelos permitem que a visualização das imagens e a abertura das portas seja feita por meio do celular, o que é uma camada adicional de segurança e praticidade.

Seguro residencial
 
Por último, mas não menos importante, cabe lembrar daquele ditado: “É melhor prevenir do que remediar.”
 
Por conta disso, mesmo com a instalação de equipamentos de segurança, vale a pena investir em um seguro residencial. Assim, é possível escolher a proteção que melhor atende o que os clientes desejam e, caso haja algum imprevisto, os valores podem ser ressarcidos, o que evita maiores prejuízos financeiros.

Invista na segurança do seu lar!
 
Além de ser um lugar que remete à praticidade e conforto, a sua casa deve ser um ambiente em que você se sente totalmente seguro. Por isso, a instalação de equipamentos de segurança residencial é fundamental para quem quer ter menos preocupações com a proteção de seus bens e, principalmente, dos familiares.
 
O custo-benefício de todos os equipamentos e soluções propostas é ótimo. Afinal, além de aumentar a comodidade e o conforto, a segurança estará muito maior, o que é fundamental para ter dias e noites tranquilos!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »