AtaNews Publicidade 728x90
11/02/2021 às 09h50min - Atualizada em 11/02/2021 às 09h50min

Oficinas Culturais abrem cadastro para realização de atividades em parceria com Municípios do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo

Gestores Culturais podem manifestar interesse até o dia 15/03. Iniciativa busca promover a troca de experiência, capacitação profissional e descentralizar ações formativas

Assessoria de Imprensa
Oficina de Contação de Histórias com Giuliano Tierno realizada pelo Programa de Formação para o Interior em Holambra (SP) em 2018. Foto: Divulgação

Gestores e gestoras de secretarias, departamentos, fundações e instituições públicas de Cultura de municípios paulistas do interior, do litoral e da região metropolitana (com exceção da capital) que buscam articular e/ou realizar ações de formação nas diversas áreas e linguagens artísticas do campo cultural podem manifestar interesse até o dia 15 de março pelo link http://bit.ly/participedaredeOC. A iniciativa é do Programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Além da inscrição via formulário, gestores municipais da área cultural das regiões citadas contam com os seguintes eixos de programação: 1) Gestão Cultural com atividades voltadas para dirigentes e funcionários da área, incentivando a formação continuada a fim de promover o contato e a troca de experiência entre as equipes dos municípios; 2) Programação estadual aberta aos inscritos de todas as cidades e divulgada em primeira mão para os municípios parceiros; 3) Programações regionais com a divulgação feita somente pelas equipes das cidades parceiras juntos aos seus públicos; 4) Programação local, na qual serão avaliadas as possibilidades de atendimento para atividades formativas específicas do município (integrando a grade de eventos locais, por exemplo) desde que solicitadas, no mínimo, 45 dias antes da data proposta para início do evento e que estejam em consonância com o escopo do Programa de Formação para o Interior.

Atividades formativas serão realizadas por meio de diferentes linguagens artísticas, entre elas, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro. O Programa também continuará promovendo formações específicas para educadores.

Com base no preenchimento do formulário pelo gestor municipal responsável pela área cultural, a equipe do Programa de Formação para o Interior entrará em contato com os responsáveis técnicos indicados nessa inscrição e irá propor ações, para atender da melhor forma possível gestores e população nesse momento desafiador. Todas as atividades são abertas e oferecidas gratuitamente à população, tendo como prioridade o público do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e atendendo, quando possível, públicos de outras localidades.

Entre 2017 e início de 2020, a programação por essas regiões foi realizada em parceria com municípios que possuem infraestrutura básica para receber e desenvolver as ações propostas. A partir da necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, desde o ano passado o Programa passou a realizar atividades on-line, ao vivo (via plataformas virtuais) e gravadas. Em 2021, a proposta é manter atividades à distância até que se apresentem condições para a retomada de atividades presenciais. O foco será no fortalecimento das redes regionais e estadual.

Em caso de dúvidas, gestores culturais do estado paulista podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

SERVIÇO

PARTICIPE DA REDE DAS OFICINAS CULTURAIS POR MEIO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O INTERIOR

Manifestação de interesse pelo link http://bit.ly/participedaredeOC

Período de inscrição: 15 de fevereiro a 15 de março

Caso necessite de mais informações, envie observações e/ou dúvidas para o e-mail [email protected]

Acesse a programação completa das Oficinas Culturais: www.oficinasculturais.org.br http://poiesis.org.br/maiscultura/

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário de Iguape e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »