AtaNews Publicidade 728x90
23/09/2020 às 14h51min - Atualizada em 23/09/2020 às 14h51min

Varanda encerra série de lives sobre bastidores do teatro lambe-lambe neste sábado, 26

Laura Barbeiro vai compartilhar processo de criação da caixa 'O voo da Alma', inspirada no famoso quadro 'O Terapeuta', do pintor surrealista René Magritte

Assessoria de Imprensa
Processo de construção caixa O voo da alma. ( Foto: Divulgação)

Neste sábado (26/9), o grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP), promove a última live da série "Por dentro da caixa", em que compartilha o processo de construção e montagem das caixas cênicas que compõem o espetáculo "[Histórias encaixotadas]" Teatro Lambe-lambe. A live acontece às 18h, no perfil do Varanda no Instagram (@varandateatro).
 

Quem irá mostrar os bastidores da criação de sua caixa é a lambelambeira Laura Barbeiro. Ela abrirá a caixa "O Voo da Alma", inspirada na tela "O Terapeuta", do consagrado pintor surrealista belga René Magritte (1898-1967). Na história, um homem enigmático sem rosto descobre que dentro de seu corpo vive um pombo engaiolado e precisa lidar com sua liberdade interior.
 

No teatro lambe-lambe, espetáculos de curtíssima duração são apresentados dentro de uma caixa cênica, assistidos por uma ou duas pessoas por vez. Essa vertente popular do teatro de formas animadas foi criada há 31 anos pelas bonequeiras e arte-educadoras Denise Di Santos, baiana, e Ismine Lima, cearense.
 

Tal universo em miniatura é composto por iluminação, sonoplastia, cenário e personagens, interpretados por bonecos, objetos, sombras ou papel. O lambelambeiro manipula os elementos através de furos nas laterais da caixa e, enquanto isso, o espectador espia por um buraco e tem o auxílio de fones de ouvido e um tocador de MP3 para acompanhar a história. 

 

O espetáculo
 

O espetáculo [Histórias encaixotadas] conta com quatro caixas de mini-espetáculos. As histórias são independentes, mas interligadas pelo tema "o homem e a sociedade", através da releitura em miniatura e criação de movimentos para obras de grandes nomes das artes plásticas: além de Magritte, do brasileiro Goeldi (1895-1961), do espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e da brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).

 

A série
 

A série "Por dentro da caixa" é uma das ações da circulação online do [Histórias encaixotadas], realizada através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Rio Preto. O espetáculo está disponível no canal do Varanda no YouTube (https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro) até 16 de outubro.

 

Curso gratuito
 

Completando 10 anos de trajetória em 2020, o Varanda pesquisa o teatro de formas animadas, em especial as máscaras teatrais e o teatro lambe-lambe. Atualmente, o grupo está com inscrições abertas para o processo seletivo para o curso online e gratuito "Multiplica Teatro Lambe-lambe", que irá promover de 8 de outubro a 1 de dezembro de 2020, ao vivo, por meio da plataforma zoom. Podem se inscrever artistas de teatro residentes no Estado de São Paulo. O prazo vai até às 18 horas do dia 30 de setembro.
 

O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 1º de setembro, nas redes sociais do Varanda Teatro (Facebook @varandateatro e Instagram @varandateatro). As vagas são limitadas e serão reservadas no mínimo uma vaga para pessoas trans, uma para pessoas negras e uma para pessoas indígenas. A iniciativa acontece através do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).

 

Inscrições
 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário online pelo link http://bit.ly/InscriçõesCursoMultiplica, que ficará disponível nas redes sociais do Varanda. No formulário, estão disponíveis o regulamento completo e as demais instruções para a inscrição.
 

O curso terá duração total de 25 horas divididas em oito módulos, passando pelos seguintes temas: introdução ao teatro lambe-lambe; roteiro lambe-lambe; construção de bonecos em miniatura; manipulação de bonecos em miniatura; cenografia; sonoplastia e iluminação em led para teatro lambe-lambe. No último módulo, os participantes irão ensaiar seus mini-espetáculos para a realização da Mostra Virtual de Compartilhamento, a ser disponibilizada no canal do Varanda no Youtube. As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas.
 

Além dos encontros, os alunos serão acompanhados por tutores através do aplicativo WhatsApp durante as atividades práticas que desenvolverão individualmente. Também serão disponibilizados vídeos exclusivos como material de apoio, abordando os temas discutidos durante as aulas online.
 

Os requisitos obrigatórios para participação no processo seletivo são: ser artista com no mínimo uma experiência prévia em teatro; residir no Estado de São Paulo; ter no mínimo 16 anos de idade na data de início do curso e ter disponibilidade para realizar as atividades extras, individuais, entre uma aula e outra, respeitando os prazos acordados, além de disponibilidade para os encontros virtuais.
 

A seleção será através da análise de currículo e comprovação de atuação, tendo como critérios de avaliação a relevância, trajetória e qualidade dos trabalhos artísticos desenvolvidos anteriormente. Os ministrantes do curso são os lambelambeiros Fernanda Missiaggia, Gabriela Céspedes, Guilherme Hernandes, João Darte, Laura Barbeiro e Weslley Luar.
 

O projeto do Varanda contemplado pelo ProAC envolve ainda a realização de dois workshops a serem disponibilizados no canal da companhia no YouTube, sobre teatro lambe-lambe de sombras e teatro de papel, e a realização de apresentações virtuais do espetáculo [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe, por meio de lives no Instagram. A programação completa será divulgada em breve.

 

Assessoria de Imprensa

Graziela Delalibera – MTb: 099/DRT-TO

(17) 99114-1343

[email protected]

 

SERVIÇO:

Bate-papo "Por dentro da caixa O voo da Alma"

Com Laura Barbeiro

Quando: 26 de setembro, sábado, 18h

Onde: perfil @varandateatro no Instagram

Realização: Varanda Teatro, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

 

Curso online gratuito "Multiplica Teatro Lambe-lambe"

Inscrições: até 30 de setembro de 2020, por meio de formulário online Público-alvo: artistas com no mínimo uma experiência prévia em teatro residentes no Estado de São Paulo a partir dos 16 anos 

Formulário de inscrição e regulamento: pelo link http://bit.ly/InscriçõesCursoMultiplica (disponível no perfil @varandateatro no Facebook e Instagram)

Realização: Varanda Teatro, através do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo)

 

 

Siga a Varanda Teatro na internet: Facebook @varandateatro | Instagram @varandateatro | YouTube https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »