AtaNews Publicidade 728x90
17/08/2020 às 11h55min - Atualizada em 17/08/2020 às 11h55min

Criança encontra espada de 300 anos usando detector de metais na Irlanda do Norte

ARMAMENTO

HISTORY
Imagem: Brian Quinn/Clonoe Gallery/Reprodução
Fionntan Hughes ganhou um detector de metais de presente de aniversário de seus pais quando completou 10 anos de idade. Ao testar o equipamento, o menino fez uma descoberta incrível. Ele achou uma espada de 300 anos perto de sua casa, em Ulster, na Irlanda do Norte.

O garoto, que gosta de brincar de caça ao tesouro, havia convidado seu primo Darran Hanna para testar o detector de metais em terrenos vizinhos. Nas duas primeiras vezes que o equipamento apitou, apenas bugigangas foram encontradas. Mas a terceira vez apontava para algo especial enterrado a cerca de 30 cm de profundidade.

Lá estava um artefato coberto por uma grossa camada de ferrugem, o que tornava difícil sua identificação. Foi quando o pai do garoto entrou em contato com o departamento de arqueologia do Museu Nacional da Irlanda do Norte para uma avaliação. A instituição ainda não deu um parecer definitivo sobre a relíquia, mas outros especialistas apontam que trata-se de uma espada do século XVIII.

O comerciante de antiguidades Philip Spooner especula que o artefato pode ser uma espada usada por oficiais ingleses entre 1720 e 1780 ou talvez uma espada escocesa utilizada entre 1700 e 1850. Já os irmãos Mark e David Hawkins, também especialistas em antiguidades, acreditam que a espada possa ser ainda mais antiga. Para eles, pelo design da peça é possível que seja um tipo de armamento surgido entre 1610 e 1640.

Brian Quinn/Clonoe Gallery/Reprodução
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »