AtaNews Publicidade 728x90
30/06/2020 às 14h26min - Atualizada em 30/06/2020 às 14h26min

Quais são os tipos de bairros de uma cidade?

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Estas são áreas compartimentadas em que se divide uma cidade ou município para facilitar a orientação das pessoas e tornar a administração pública mais eficaz. Tal divisão também se faz necessária para fazer estudos e pesquisas em determinadas áreas, tais como educação, segurança ou saúde. 

O surgimento pode ser a partir de um povoado naquele local ou por criação de uma iniciativa governamental. De modo geral, os bairros podem ser constituídos por quarteirões, ruas, avenidas, casas, prédios, praças, academias, empresas e repartições públicas, hospitais, bancos, monumentos históricos e naturais, igrejas, parques, escolas, restaurantes, comércios, indústrias e condomínios residenciais.

O predomínio de cada um destes aspectos fará com que esse ele seja conhecido pelo seu potencial turístico, tecnológico, financeiro e industrial, dentre outros. Por isso é importante entender quais são os tipos de bairros que existe.

É importante saber que todos os bairros possuem uma história própria com personagens importantes na sua construção e características marcantes que se alteraram e se renovam ao longo do tempo.

Nas grandes cidades, os bairros se misturam e criam novas regiões, ruas e avenidas aumentam suas importâncias e as residências se transformam, enquanto que no interior, as pequenas regiões tentam preservar suas características originais, motivo esse que gera grande apelo turístico.

Essas diferentes regiões das cidades possuem alguns pontos em comuns e outros tantos que as diferenciam, inclusive sobre regulamentação e permissão para construção de imóveis de diversos portes ou mesmo a abertura ou não de empresas.

Com base nessa realidade existem diferentes classificações possíveis para os bairros, podendo levar em consideração, por exemplo, a estratificação por classes sociais, sua localização geográfica ou ainda as funções desempenhadas e mais predominantes naquela localidade.

Independentemente do tipo, vale ressaltar que os bairros terão uma organização própria e funções sociais relevantes, que interfere na dinâmica de toda a cidade.


Como são as classificações dos bairros de uma cidade?

Como já falei acima, a cidade só existe a partir da combinação de diversos bairros, espalhados por toda a área territorial.

Normalmente, os bairros de uma cidade podem ser classificados como sendo residenciais, comerciais, industriais, mistos e rurais. Trata-se, no entanto, de uma subdivisão usual, tendo em vista que raramente existe uma classificação oficial.


Bairros residenciais

Estes são os mais comuns em todos os tamanhos de cidades e podem ficar espalhados por diferentes localizações ao longo do território municipal. A estética e a estrutura podem ser drasticamente diferente entre si, ou seja, há aqueles em que predominam os condomínios fechados e outros com pequenos sobrados e casas térreas.

Os bairros residenciais podem se diferenciar também por ser mais ou menos arborizados, com um número reduzido de moradores ou bem populosos.


Bairros comerciais

Muitas vezes, eles são bem movimentados devido a sua natureza, atraindo dezenas, centenas e até milhares de pessoas todos os dias. São marcados pela existência de shopping centers, escritórios, salões de beleza e agências das mais variadas, incluindo serviços bancários.

Esses bairros podem estar situados na área mais central da cidade, mas também em outras regiões bem específicas, localizados um setor de distritos maiores.

Outra característica comum entre bairros comerciais é que eles funcionam como meio de ligação entre diferentes regiões da mesma cidade, com estações de trem ou metrô e ainda terminais de ônibus.


Bairros industriais

Não são todas as cidades que possuem bairros industriais, mas quando eles existem, costumam ter grandes extensões territoriais e características bem singulares.

Sendo assim, não é incomum tais bairros estarem distantes dos centros, tanto pela área que demandam, como pelos desconfortos que produz, como ruídos, emissão de gases poluentes e circulação de veículos de grande porte.

Contudo, não se engane em pensar que próximo aos bairros industriais não tenham moradias. Muitos dos trabalhadores destas fábricas e indústria acabam construído casas nestas regiões para facilitar o deslocamento.


Bairros mistos

Algumas cidades, principalmente as grandes, contam com grandes regiões sem uma característica dominante, com presença de imóveis residenciais, comerciais e indústriais. Esse tipo de bairro é muito comum no Brasil.

Estes espaços também são marcados pela existência de diferentes classes sociais, indo desde casas de classe média a favelas e conglomerados. 

Os bairros mistos acabam por ser os mais completos, proporcionando mais comodidade, conveniência e mobilidade, por isso são tão comuns.


Bairros rurais

Estes costumam ficar bem distantes das regiões centrais, contam com difícil acesso e poucas opções comerciais.

Os bairros rurais contam com poucos moradores, mas donos de grandes espaços territoriais e sobressaem as relações de vizinhança e tradição aos antigos costumes.

Há forte identidade com o meio rural e baseiam-se em atividades de uso da terra e a busca de alternativas que geram trabalho e renda, além da produção de itens para própria subsistência.


Meu bairro, minha vida

Algumas pessoas, inclusive nas grandes cidades, se identificam muito com um bairro que vivem lá por vários anos, justamente pela identificação que eles têm com o lugar.

Você certamente deve ter uma boa história da infância ou algo dito pelos seus avós sobre o local em que eles moravam.

Quando se escolhe um bairro para morar, geralmente observa-se a infraestrutura que ele proporciona, às particularidades da família, a localização geográfica, como clima e topografia, além da rede de serviços mais próximos.

Outra característica é encontrar um lugar que tenha identificação com o seu estilo de vida e fase na vida, além de costumes, segurança e, ainda, oferta de emprego. 

E você, já parou para pensar em qual tipo de bairro e os que estão ao seu redor, como são?
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »