AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2019 às 12h17min - Atualizada em 14/05/2019 às 12h17min

Como fazer compras on-line de forma segura

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Fazer compras on-line é uma das maiores facilidade que a internet tem nos fornecido nos últimos tempo. Além do conforto e praticidade, é muito melhor realizarmos pesquisas de preços e lojas confiáveis.
 
No entanto, ainda existem muitos tabus quando o assunto é fazer esse tipo de negociação. Isso, porque ainda existem muitos hackers que agem de má fé, principalmente em ocasiões como a Black Friday e outras grandes liquidações.
 
Pensando nisso, listamos algumas dicas para você não passar nenhum apuro na hora adquirir qualquer coisa pela internet! Veja só!

Nunca forneça dados por e-mail

É muito comum receber e-mails com promoções de calçados, eletrônicos e roupas Black Friday, certo? Porém, ao realizar uma compra on-line, mesmo que seja fora dessa época, é necessário saber o site que você está comprando.
 
Caso em algum desses e-mails solicite que você forneça seus dados pessoais, ou de cartão, fique desconfiado e entre no site da loja. Isso não se aplica apenas na hora de fazer a compra. Também é recomendado evitar o envio dessas informações por e-mail, mesmo que seja para pessoas de sua confiança.
 
Em algum momento, a sua senha pode ser hackeada e, caso todos os seus dados estejam disponíveis, em poucos instantes, diversas comprar poderão ser realizadas em seu nome e gerarão complicações gigantescas.

Veja se o site tem selo de segurança

Grandes e-commerces possuem no rodapé da página um selo de confiabilidade para a realização de compras. Geralmente, essas certificações são emitidas por empresas especializadas em compras on-line que analisam diversos pontos na hora de premiar um site.
 
Caso você não encontre o selo no site em que deseja fazer sua aquisição, tente entrar em contato com a empresa. Em alguns casos, a certificação ainda não foi emitida pelo fato do site ser recente, contudo, isso não implica que seja uma loja ruim.

Analise a URL do site

Na maioria dos casos, o procedimento para realizar a compra em um site é bem parecido. Primeiramente, você faz a escolha dos itens, coloca-os no carrinho e em seguida, preenche seus dados.
 
Nesse momento, vale analisar a barra de endereço do site. A palavra seguro aparecerá em frente a URL do site, que deve estar descrita como https, e não só http. Essa criptografia sinaliza que as informações daquela página estão protegidas e, por isso, você pode fornecer seus dados tranquilamente.

Desconfie de preços muito baixos

Quem é que não adora uma promoção? Porém, mesmo sabendo que algumas liquidações podem oferecer até 70% de desconto, é válido analisar a concorrência, para saber se os preços não estão muito discrepantes de outras lojas.
 
Em alguns casos, esse tipo de compra pode ser considerado fraude e alguns problemas poderão surgir. Como em qualquer aquisição, pesquisar é sempre a palavra de ordem.

Mantenha o antivírus atualizado

Os malwares podem surgir dos lugares mais improváveis da internet. Links do WhatsApp, malas diretas em e-mails, posts no Facebook ou até mesmo de algum programa baixado.
 
Por isso, antes de realizar alguma compra, verifique seu o antivírus do seu computador está atualizado e faça uma varredura antes. O mesmo se aplica às compras feitas via mobile, já que, infelizmente, os celulares são mais vulneráveis a esse tipo de problema.

Não use computadores compartilhados

Por fim, realize compras apenas no seu computador ou celular. Mesmo que seja um caso de urgência, tente utilizar o dispositivo de alguém da sua confiança, ao invés de ir em alguma lan house.
 
Isso também vale para redes wi-fi de estabelecimentos ou públicas. Afinal, nós nunca sabemos quem tem acesso às informações que são fornecidas. Seguindo essas dicas, é só pesquisar e aproveitar as melhores promoções que estão na internet!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »