AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2019 às 15h31min - Atualizada em 31/01/2019 às 15h31min

Mostra de música caipira 'Netuca' chega a terceira edição neste sábado

O show "Nóis é Tudo Caipira" será apresentado pela primeira vez em local aberto; o evento acontece às 19h, na praça Manoel da Silva Prates, no bairro Jussara, em Araçatuba

Talita Rustichelli
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Criado há dois anos em Araçatuba, o projeto NETUCA (Nóis é Tudo Caipira) terá sua terceira edição neste sábado, dia 2 de fevereiro, na praça Manoel da Silva Prates, no bairro Jussara. A apresentação começa às 19h e conta com um time de sete artistas. É o segundo show do projeto realizado por meio de aprovação no edital do Programa de Fomento à Cultura.
 
Reunidos em duplas, os músicos Davi Makuin e Netinho Neto, Junior AdasElvis Dean, e Zé Renato Gimenes e Talita Rustichelli transformarão suas influências e experiências nos segmentos em que atuam (samba, MPB, rock, samba rock e músicas tradicionais do mundo) em releituras de obras genuinamente sertanejas.
 
O repertório de cada dupla conta com canções imortalizadas por cantores e violeiros como Tião Carreiro, Alvarenga & Ranchinho, Tonico & Tinoco, Rolando Boldrin, Inezita Barroso, Pena Branca & Xavantinho, entre outros. O ator Ed Barba é o mestre de cerimônias, mas não só apresentará as duplas, como também contará causos e declamará versos sertanejos.
 
O evento é uma mostra de música sertaneja de raiz, que tem como objetivo trazer à tona as referências musicais da cultura caipira que cantores e instrumentistas do interior de São Paulo (mais especificamente, de Araçatuba) que atuam profissionalmente no segmento da MPB ou outros gêneros musicais carregam.
 
A ideia é mostrar que, mesmo não sendo violeiros ou intérpretes frequentes do sertanejo raiz, os músicos participantes conservam na memória afetiva um cancioneiro que foi absorvido por meio da convivência com familiares mais antigos, por exemplo, ou de forma mais indireta, por integrarem o contexto da cultura do interior paulista.
 
"A ideia surgiu da vontade de potencializar as memórias interioranas de cada um dos artistas. Nós não trabalhamos com música caipira diretamente em nossos projetos, mas temos uma relação de carinho com este gênero. Eu, por exemplo, me lembro do meu avô assoviando alguma moda enquanto tocava violão... Todos nós temos alguma lembrança parecida e isso foi um critério fundamental para a escolha dos participantes do evento. Algumas destas histórias, aliás, serão contadas ao longo da noite", complementa a idealizadora do Netuca, a cantora Talita Rustichelli.
 
A primeira edição do Netuca aconteceu em junho de 2017, n'O Quintal Cultura, em Araçatuba, com apoio e coprodução de Leandro Carvalho. Agora, o projeto está sendo viabilizado por meio de edital do Programa de Fomento à Cultura – 2017, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, da Secretaria Municipal da Cultura, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
 
Serviço
Mostra "Netuca – Nóis é Tudo Caipira"
Dia 2 de fevereiro, sábado, às 19h
Na praça Manoel da Silva Prates, bairro Jussara, Araçatuba
Gratuito

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »