AtaNews Publicidade 728x90
19/11/2018 às 11h22min - Atualizada em 19/11/2018 às 11h22min

“Violação de Direitos da Criança e do Adolescente” é tema de seminário que acontece dia 22 em Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promove no próximo dia 22 de novembro o Seminário Municipal “Violação de Direitos da Criança e do Adolescente com ênfase em Abuso Sexual”.

O evento será no Sesc Birigui, que fica na Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier, e acontece das 7h30 às 14h. As vagas são limitadas (150 participantes) e os interessados deverão fazer inscrições pela internet (https://goo.gl/forms/0P8y5IeDtvUfBa2r2).

Segundo a assistente social Leadna Cristina Ângelo Cardoso de Sá, responsável pelo CREAS, o público alvo do seminário é voltado para profissionais da rede socioassistencial, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sistema de Garantia de Direitos, Conselhos Municipais, escolas municipais e estaduais, serviços de saúde do município, secretários municipais, representantes governamentais, outros envolvidos na proteção de crianças e adolescentes e sociedade civil.

Os participantes do seminário receberão certificado de participação após o encerramento do evento.

Acompanhe, abaixo, a programação completa do seminário:
 
7h30min às 7h50min  – Credenciamento

7h50min às 8h - Abertura e Composição da Mesa de Trabalho

8h às 09h15min - Apresentação do Protocolo do Fluxo de Atendimento Intersetorial e Interinstitucional do município de Birigui, no Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente.

Adriana Aparecida dos Santos – Assistente Social, mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atua como assessora e capacitadora em diversos municípios na área de gestão e execução de serviços socioassistenciais da Política de Assistência Social. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Londrina/PR. Docente na Universidade Estadual de Londrina – UEL.

9h15min às 9h30min – Abertura para perguntas

9h30min às 10h45min – Protocolo de atendimento e encaminhamento da criança e adolescente vítima de violação de direitos: abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência física/psicológica e violência institucional: direitos assegurados (vítimas), responsabilidade das unidades notificadoras e obrigações dos órgãos de proteção.

Dra. Ana Lucia de Souza Ghaname. - Graduada em Direito; pós-graduação em Violência Doméstica contra a Infância e Juventude (1998) pelo instituto de Psicologia da USP e Direito Penal (2002) pela ITE de Presidente Prudente. Delegada de Polícia – Polícia Civil do estado de São Paulo, docente da Academia de Polícia Civil do estado de São Paulo e palestrante. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Infância e Juventude.

10h45min às 11h – Abertura para perguntas

11h às 11h15min – Intervalo para coffee

11h15min às 13h45min – Metodologia de prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção: sexualidade das crianças e de adolescentes; desenvolvimento psicossexual infanto-juvenil típico e atípico; conceitos básicos de violência sexual; estatísticas e dados sobre o fenômeno no Brasil. Perfil das vítimas e dos autores da violência sexual; identificação dos sinais clássicos da violência sexual no comportamento de crianças e adolescentes; procedimentos de denúncia; estratégias de prevenção e redução de vulnerabilidade frente à violência sexual: contribuições do projeto Pipo e Fifi.

Caroline Arcari – Pedagoga e mestre em Educação Sexual pela UNESP. Consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento da violência sexual. Presidente do Instituto CORES e diretora da Escola Ser. Palestrante em importantes congressos nacionais e internacionais da área de sexualidade humana. Autora dos livros infantis da coleção PIPO e FIFI.

13h45min às 14h – Abertura para perguntas

14h – Encerramento

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »