AtaNews Publicidade 728x90
12/11/2018 às 10h23min - Atualizada em 12/11/2018 às 10h23min

Grupo Esparrama se apresenta no Parque Regional da Criança em Santo André

O grupo que realiza o famoso Teatro na Janela no Minhocão (SP) estará na cidade de Santo André nos próximos dias com o Projeto Naveganças. O Grupo Esparrama ocupa o Parque Regional da Criança com ações gratuitas para todas as idades!

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Sissy Eiko
Grupo Esparrama leva Teatro da Janela, Oficina e Exposição para Santo André
 
No dia 16 de Novembro de 2018 (sexta-feira), às 15h, o  Grupo Esparrama - que ganhou a simpatia dos paulistanos por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) - fará uma apresentação especial do espetáculo Navegar no Parque Regional da Criança - Emia Aron Feldman, em Santo André, com entrada gratuita. A passagem do grupo por Santo André ganha.
 
Além da apresentação do espetáculo que ficou famoso sendo realizado no Teatro na Janela, o grupo realizará uma formação de mediação para professores e agentes culturais no dia 12 de novembro e uma temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta a visitação de 12 a 18 de novembro. Todas as ações serão realizadas no Parque Regional da Criança - Emia Aron Feldman, que fica no Bairro Jaçatuba em Santo André.
 
O projeto já passou pelas cidades de São Paulo, São Carlos, Mauá e São Bernardo do Campo onde realizou encontros incríveis, reforçando a rede entre as Cidades Educadoras, mas a sua passagem por  Santo André tem um gostinho ainda mais especial, primeiro, por se tratar da cidade onde residem dois dos integrantes do Grupo Esparrama -  Ligia Campos e Kleber Brianez - e, também, porque foi nessa cidade que parte dos ensaios de criação do espetáculo Navegar aconteceram (no Parque Pignatari).
 
As ações fazem parte da comemoração de cinco anos do Grupo Esparrama e de seu projeto Projeto Naveganças contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que propõe uma reflexão a respeito do imaginário infantil sobre a cidade e o espaço urbano.
 
Na exposição, o público poderá conferir as obras das crianças, dos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e do próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo. Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.
 
A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, às crianças lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.
 
Com o projeto Naveganças, em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, oito das cidades do estado de SP que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras. Depois de São Paulo, São Carlos, Mauá e São Bernardo do Campo, o grupo segue com ações nas cidades de Santo André, Guarulhos, Sorocaba e Santos. Com isso, pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar  coexistência das crianças no espaço público e para pensamento da cidade como potencial educativo.
 
Sobre o Grupo Esparrama
 
Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela (realizado na janela de um apartamento em frente a um viaduto no centro da cidade).
 
Com apenas cinco anos de existência, o grupo tem um intenso histórico de criação voltada para a infância e a juventude e para o pensamento da relação entre a arte, a educação e a cidade. São cinco espetáculos (2POR4, Esparrama pela Janela, Minhoca na Cabeça, FIM? e Navegar), dois livros (2POR4: um encontro musical com palhaços, pela Editora do Brasil e Navegações Teatrais para Pequenos Tripulantes: Diário de Bordo do Grupo Esparrama), uma exposição (Navegar: uma expedição por imaginários). Esses trabalhos foram desenvolvidos através da participação em importantes editais públicos como Fomento ao Teatro para a Cidade de SP, Prêmio Zé Renato, Programa Rumos Itaú Cultural,  PROAC etc. e receberam diversos prêmios e indicações como: Prêmio FEMSA, Prêmio São Paulo de Estímulo ao Teatro Infantil e Jovem, Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, Prêmio Governador do Estado, Melhores do Ano do Guia do Jornal Folha de SP e do Jornal Estado de SP.
 
Mais informações você encontra na página: facebook.com/grupoesparrama
 
Espetáculo Navegar

Com Grupo Esparrama

Durante suas viagens dois navegadores de cidade, Nina e Samuel, se conhecem e resolvem juntar suas embarcações para continuar transformando as ruas e vielas por onde passam, mas são surpreendidos por Gatão que se proclamou dono de todas as coisas do mundo e que agora quer o barco das crianças. Ele e seus capangas usarão de todos os disfarces para enganá-las, mas, com ajuda de pássaros amigos, as crianças descobrirão que para a imaginação não há limites. Se não for possível navegar pela cidade, sempre será possível voar por ela. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingresso Grátis
Quando: 16 de Novembro de 2018 (sexta-feira) - Horário: 15h
 
Formação com professores e agentes de cultura: dia 12 de novembro - Horário: das 18h às 20h. Informações e agendamento para as formações:  [email protected]
 
Exposição "Navegar - Uma Expedição por Imaginários"

Uma exposição sobre o que as crianças pensam sobre a cidade!

Exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade. Curadoria: Grupo Esparrama | Direção de arte e cenografia: Jaime Pinheiro | Obras: Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração) | Coordenação pedagógica: Laila Sala

Classificação: Livre. Ingresso Grátis
Quando: de 12 a 16 de novembro de 2018
Horário de visitação: 8h às 18h
Onde: Parque Regional da Criança - Emia Aron Feldman
Endereço: Avenida Itamarati 536 Vila Jaçatuba Santo André - SP, 09010-020
 
Agenda do Projeto Naveganças

Guarulhos - Espetáculo Navegar - 21 de Novembro (quarta) - Horário: 14h

Exposição
: de 19 a 25 de novembro de 2018 - Horário: 07h às 22h
Formação com professores e agentes de cultura: dia 22 de novembro - Horário: 14h
Local: CEU Pimentas - Estr. do Caminho Velho, 351 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP, 04021-001 - Guarulhos
 
Sorocaba - Espetáculo Navegar - 01 de Dezembro de 2018 (sábado) - Horário: 16h

Local:
Parque das Águas - 780, R. Antônio Joaquim Santana, 714 - Jardim Abaete, Sorocaba - SP, 18081-295
Exposição: de 26 de novembro a 01 de dezembro de 2018 - Horário: 08h às 18h
Formação com professores e agentes de cultura: dia 26 de novembro - Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba - Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 - Alto da Boa Vista, SP, 18013-550


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »