AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2018 às 11h10min - Atualizada em 31/01/2018 às 11h10min

10 dicas para economizar no quarto do bebê

Bagagem da Mamãe
Foto: Imagem Ilustrativa
Por mais que você seja tranquila, zero consumo, super “low profile” com relação aos mimos e parafernálias para bebês, a chegada dele com certeza vai causar algum impacto na sua vida financeira sim!

Quando começamos a pensar em projetos de decoração então, os preços vão subindo no mesmo nível da fofura e, se você não ganhou na loteria e não casou com o Bruce Wayne, com certeza não tá rasgando dinheiro e por isso, vou compartilhar com vocês 10 dicas para economizar no quarto do bebê!

1 – Ele precisa mesmo de um quarto?

Parece uma pergunta esquisita mas, já mostrei neste post AQUI muitas sugestões de cantinhos do bebê no mesmo quarto dos pais, que ficam super charmosos e economizam muito!

Nos primeiros meses de vida, você vai amamentar de madrugada, trocar fralda de madrugada e para o seu bebê, não fará nenhuma diferença estar dormindo no quarto dele ou no seu!

Se você pode esperar, monte um cantinho dele com você assim, você economiza com decoração e gasta em fraldas porque, acredita em mim, isso vai gastar mesmooo!

2 – Check list de necessidades estruturais

Ok, você quer mesmo fazer um quarto para o bebê, você tem o espaço disponível e prefere assim então, comece com um check list do espaço que será do bebê.

Observe se você vai precisar pintar, consertar janelas, trocar piso, mexer em alguma coisa elétrica ou hidráulica…

Com estas anotações, você terá uma boa idéia de por onde começar! Se você perceber que terá muita coisa para mexer, o ideal é você programar assim: as coisas mais “pesadas” e demoradas logo no começo da gravidez (trocar piso, paredes e afins até mas 20 semanas) e as coisas leves para o final (decoração).

3 – Tenha um plano de decoração

O que não falta por aí são idéias e inspirações de quartos temáticos, dê uma pesquisada em quartinhos de bebê e encontre um para ser a sua inspiração base. 

4 – Paredes e pisos

Vai precisar mexer nas paredes do quartinho? Te aconselho a pensar em cores neutras e assim, não se preocupar com o sexo do bebê ou, com mudanças na decoração quando ele já estiver maiorzinho (o que também significa gastos).

Papéis de parede, quase sempre, implicam em gastos maiores e deixam o ambiente sempre mais “marcados” dependendo do tema. Por outro lado, são solução simples que podem dar um destaque em uma parede só e deixar o ambiente lindo sem precisar investir em peças muito mais caras.

papel de parede

papel de parede



Se você vai investir em cores, uma boa idéia é comprar tinta branca e muitos corantes! Chegar na cor que deseja, de maneira exclusiva e fica muito mais barato do que comprar as cores encomendadas em casas de construção!

Faixas, banners e adesivos também são soluções baratas, fáceis de instalar sozinha e fáceis de remover depois!

Adesivos dourados!

Adesivos dourados!



Mexer em pisos quase sempre requer especialistas e na maioria das vezes demora, faz sujeira e sai caro!

Se o piso do quarto é frio (porcelanato, cerâmica, etc) e você se incomoda com isso, tapetes podem ser uma solução bem em conta! Para evitar problemas com alergias, escolha tapetes que possam ser lavados (como os de malha de crochê) ou aqueles próprios que são antialérgicos!

croche

croche



Se o problema é que o quarto tem carpete e você não tem grana pra substituir agora, chame uma empresa especialista em limpeza e desinfecção de carpetes. A maioria delas também aplica produtos que evitam a formação de ácaros formando uma película que torna o carpete anti-alérgico. Vale a pena investigar!

5 – Móveis

O que você precisa de verdade é 1 berço e 1 cômoda! Vai por mim, nem de guarda- roupas você vai precisar imediatamente já que, as roupinhas do bebê são pequenas e cabem perfeitamente na cômoda!

Procure investir em móveis que acompanhem o crescimento do bebê, berços que se transformam em mini camas, camas de solteiro, outros móveis…

Super versátil, investimento pro futuro!

Super versátil, investimento pro futuro!



Na hora de escolher o berço, não dá pra pagar mais barato sem qualidade! Como o bebê vai passar um bom tempo ali, escolha móveis seguros, com madeira que não lasca, não solta tinta, tem o vão entre as grades seguro, estrado firme, etc.

Opte por móveis neutros que são mais fáceis de combinar com qualquer decoração, mesmo que ela vá mudando com o tempo!

O trocador é uma peça fundamental porque é nele que você vai trocar fraldas, ele precisa ser confortável para a sua coluna e seguro para o bebê! Você pode usar cômodas antigas recicladas e outros móveis que já tenha em casa. Acho super charmosas estas transformações e deixam o quarto bem original!

comoda

comoda



Prateleiras e nichos também são peças mais baratas que dão charme ao ambiente e têm múltiplas funções.

prateleiras

prateleiras



6 – Roupa de cama e enfeites

Um kit berço bem colorido e charmoso dá uma cara especial na decoração do quarto do bebê! Mas se você não quer gastar muito, fuja das lojas “especializadas” ou de grifes!

Lojas de departamento (Zêlo e Riachuelo, por exemplo) têm peças de cama infantis, outra forma de economizar é comprar os tecidos e mandar fazer tudo do jeito que você quer!

A confecção de lençóis, fronhas e cobre leitos é bem simples e a mão de obra bem barata, para protetores de berço e colchas, você vai pagar um pouco mais mas, ainda assim, pode ficar mais em conta do que comprar pronto!

Pesquise em sites de artesanato como Elo 7 e Etsy para ver se encontra um artesão bacana, comprar de quem faz é sempre mais barato! Se você não entende nada de tecidos para comprar os seus, fica a dica: lençois, fronhas, colchas e afins são mais confortáveis quando confeccionados em 100% algodão, daí você pode escolher o algodão simples ou a malha de algodão. Se você gosta de bordados, brocados e babados, também pode encomendar estas coisas direto de artesão ou, comprar apliques e pedir que sejam aplicados.

Quadrinhos e pôsteres também são charmosos e baratos, você mesma pode montar os seus comprando as molduras em casas de artesanato e imprimindo as imagens direto da internet.

quadros

quadros



7 – Kit de higiene

Outro detalhe da decoração, e que você vai usar muito, é o kit de higiene do bebê. Normalmente, ele composto por: 1 garrafa térmica, 1 pote para algodão, 1 pote para água e 1 bandeja. Dá para montar um na loja de R$ 1,99, juro!

Comprei uma garrafa térmica simples branca, potes de vidro lindos com tampa e uma bandeja bem fofa no setor de cozinha! Dá uma olhada nestas idéias aqui de kits feitos com peças avulsas:

kit

kit



8 – Móbile e brinquedinhos

Móbile é uma peça fundamental tanto para a diversão do bebê, quanto para a decoração! Como sou super adepta do “faça você mesmo” adoro estas idéias de móbiles feitos pela mamãe:

Feito com feltro e bastidor!

Feito com feltro e bastidor!



Quadrinho da porta de maternidade e até mesmo bonecos, ursinhos e outras peças para decorar suas prateleiras, também podem ser feitos por você e, se você também vai passar o tempo de gravidez em casa, são uma distração prazerosa e barata!

9 – Reutilize

Se você tem um filho mais velho, um sobrinho, ou alguém disposto a doar móveis e peças de decoração para você, aproveita!

Berços são sempre bem vindos, cômodas também, e você pode mudar a cara de poltronas de amamentar trocando o estofado, fica bem mais barato do que comprar uma poltrona nova!

Abajures simples também podem ganhar novas cúpulas estilizadas e ficarem lindos na decor do bebê, pufes, brinquedos, ursinhos… Tudo pode ganhar uma nova cara e funcionar bem na sua decoração!

luz

luz



10 – Novas funcionalidades

Muitas coisas podem ganhar novas funcionalidades e virarem destaques úteis na decor do quarto do bebê! Baldes podem ser caixas de brinquedos coloridas…

baldes

baldes



brinquedinhos de R$ 1,99 podem ser puxadores…

puxadores

puxadores



Com criatividade e gastando pouco, dá pra usar muitas coisas de maneiras diferentes e encontrar estes efeitos lindos!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »