AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2018 às 14h32min - Atualizada em 06/09/2018 às 14h32min

Feira do Agronegócio da Uva e do Mel repete sucesso e atrai milhares de pessoas em Jales

Assesoria de Imprensa
Os produtores foram premiados de acordo com as espécies das uvas. ( Foto: Divulgação)
Com a presença de um grande público, a 13ª edição da Feira do Agronegócio da Uva e do Mel de Jales mais uma vez foi um sucesso e milhares de pessoas de toda região prestigiaram o evento tradicionalmente realizado no município. A festa aconteceu na sexta-feira, 31 de agosto, e no sábado, 1º de setembro, na Praça Euphly Jalles, atraiu produtores de toda a região e contou com apresentações de música, dança e diversas barracas gastronômicas e de feira livre e exposições.

A feira reuniu os melhores viticultores da região. Aproximadamente 130 produtores das cidades de Urânia, Palmeira d Oeste, Vitória Brasil, Santa Salete, Aspásia e Jales tiveram a oportunidade de expor suas produções em caixas e cachos para apreciação do público. A feira expôs variedades de uvas, como a Benitaka, Rubi, Itália, Niágara e Vitória, premiando os especialistas pelo cultivo de acordo com cada espécie por categoria. Além das uvas, o público pode contar com variados produtos a base de mel, degustar e comprar vinhos e embutidos. Outras barracas com artesanato, frutas e produtos também foram estavam à disposição do público para consumo. Destaque também para os produtos da agricultura orgânica, da feira do produtor rural e da barraca de artesanato do Fundo Social de Solidariedade do município, que tem como presidente a primeira-dama Glauciane Pontes Helena Franco. O Rotary Club Grandes Lagos foi o responsável pela praça de alimentação.

Realizada pela Prefeitura de Jales, com o apoio da Câmara Municipal, Prefeitura e Câmara Municipal de Urânia, Secretaria da Agricultura de Jales, ETEC/Jales, FATEC (Faculdade de Tecnologia), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral), Embrapa, Cooperativa dos Produtores Rurais, a cerimônia de abertura oficial do evento foi realizada na noite de sexta-feira, 31 de agosto, reunindo as autoridades responsáveis e comissão organizadora. Presentes o prefeito municipal de Jales, Flávio Prandi Franco – o Flá, sua esposa Glauciane, o vice-prefeito José Devanir Rodrigues- o Garça, o prefeito de Urânia, Márcio Arjol, o secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales, Hilário Pupim, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Urânia, Anderson Chapichi, vereadores de Jales João Zanetoni, Deley Vieira dos Santos, Bismark Kuwakino, Luiz Henrique Viotto, funcionários da secretaria de Agricultura de Jales e autoridades.

Na sexta-feira, quando a festa estava nos últimos preparativos e ganhava seu formato final, o Projeto Guri deu início à grade de programação se apresentando na Praça. Logo após a abertura, à noite, o público pode prestigiar rodas de violas com a Escola de Ensino Artístico Santa Cecília e um grande show da dupla sertaneja Zé Vitor & Matheus. A Orquestra Sinfônica de Jales se apresentou na manhã do sábado e pela noite o grupo capoeira “De olho no Futuro” da Cáritas chamou muito a atenção de quem estava no local. A exposição foi encerrada com dois grandes shows musicais, o grupo de viola caipira da Escola de Música Vianas e a dupla Lucas & João Marcos.

Na abertura do evento, o prefeito Flá destacou a importância da feira: “A Feira da Uva e do Mel valoriza o produtor rural, a agricultura familiar, o comércio, além de fomentar o turismo, incentivar o giro econômico. É uma festa tradicional que proporciona momentos de lazer e confraternização pra toda família. Fico feliz em ver mais um sucesso do evento e parabenizo a todos os envolvidos na organização por abrilhantar e contribuir para que isto fosse possível”.

A agrônoma Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, integrante da comissão organizadora, mencionou a importância da troca de experiência que a feira proporciona: “O objetivo da feira é estimular a produção e a comercialização de produtos vinícolas e de seus derivados, bem como o mel, proporcionando aos produtores, além da oportunidade de exibir a sua produção, a troca de conhecimento e experiência com os demais expositores, que aproveitam para conhecer outras pessoas e o que eles cultivam em seus sítios”.
A premiação:

CAIXAS CAMPEÃS

MELHOR CACHO:
Caixa nº 005 – Variedade Itália
Márcia Fação Bispo (Urânia)
(Xingu Sementes)

MAIOR CACHO: PESANDO 2.450KG
Caixa nº 315- variedade Brasil
Rubens Batista de Souza (Palmeira d’ Oeste)

VARIEDADES

VARIEDADE: ITÁLIA
3º lugar – Rosimari Buzo (caixa nº 22) – Urânia
2º lugar- Rosângela Bispo (caixa nº 038)- Urânia
1º lugar – Herlen Hudson Bispo (caixa nº 007) – Urânia

VARIEDADE: RUBI
3º lugar- Jair Donizete Mathias (caixa nº 101)- Urânia
2º lugar – Júlio Cesar vacari (caixa nº 122) – Urânia
1º lugar – Valéria Martins Brazeiro (caixa nº 143) – Palmeira d’ Oeste

VARIEDADE: BENITAKA
3º lugar- Márcia fação Bispo (caixa nº 208)- Urânia
2º lugar – Shirley Ap. Sangali Bispo (caixa nº 205) – Urânia
1º lugar – Vander Bispo (caixa nº 238) – Urânia

VARIEDADE: BRASIL
1º Lugar – Lais Regina Santos Menegasso (caixa nº 302) – Palmeira d’ Oeste

VARIEDADE: NIÁGARA ROSADA
3º lugar- Cristina ap. Martins Prina (caixa nº 473)- Palmeira d’ Oeste
2º lugar – Ionice Santin (caixa nº 448) – Jales
1º lugar – Antonio Roberto Prina (caixa nº 469) – Palmeira d’ Oeste

VARIEDADE: VITÓRIA
1º lugar – José Camilo de Assis (caixa nº 515) – Jales
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »