AtaNews Publicidade 728x90
23/08/2018 às 14h30min - Atualizada em 23/08/2018 às 14h30min

CRAS: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende mais de 60 idosos e 40 adolescentes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Com o objetivo de fortalecer as relações familiares e sociais e promover a troca de experiências entre os participantes, proporcionando, dessa forma um melhor convívio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um serviço exclusivo do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) é ofertado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), todas as semanas, em Jales.

O SCFV realiza atendimentos em grupo de diferentes faixas etárias e promovem atividades culturais, de lazer e sociais de acordo com a idade dos usuários. Os encontros acontecem as terças e quartas-feiras no centro da Assistência Social, e as quintas-feiras no Lar dos Velhinhos de Jales.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Meire Kelly de Souza dos Santos, o serviço mostra ótimos resultados e “vemos que os participantes fortalecem os vínculos com a comunidade e familiares. Já recebi depoimentos dizendo sobre a mudança que o serviço resultou para eles. Sinto-me realizada quando vejo que o trabalho está dando resultado na vida dos participantes”, ressalta a coordenadora.

Uma das integrantes do grupo, a senhora Sebastiana Montesto Goes, de 84 anos, em depoimento comentou: “participo no projeto há aproximadamente três anos. Eu amo estar no aqui, desde quando comecei eu adoro. Nós aprendemos várias coisas, tenho muitos trabalhos lá em casa que eu fiz aqui. Meus seis filhos, sete netos e cinco bisnetos admiram muito meu esforço. Eles dizem que tenho uma cabeça boa pra isso. Aqui no projeto já pintei quadros, toalhinhas e caixinhas, todos artesanais. Da última vez que faltei eu fiquei muito sentida, não gosto de faltar, participar aqui é a coisa mais gostosa que tem”.

A senhora Dirce Paes Moreti, de 74 anos, feliz por participar dos projetos oferecidos pelo CRAS, também mencionou sua satisfação. “Lá em casa eu ficava muito parada, tinha depressão porque meu marido tinha falecido há pouco tempo e, quando entrei neste grupo eu me revelei, melhorei completamente, despachei as coisas ruins. Se tivesse mais dias de encontro eu estaria aqui. Aqui somos todas amigas, como se fosse uma grande família. Meus netos e bisnetos adoram as coisas que aprendo e levo para a casa, eles tiram fotos e mandam para todos os familiares”.

A psicóloga Uyara Cristina Nogueira, responsável pelo acompanhamento intensivo no projeto, evidenciou que o programa é contínuo, sem prazo para acabar. Elas estão juntas no grupo há mais de um ano. “Entre o profissional, no caso eu e elas, temos uma troca bem bacana. É um grupo que tem resultados significativos e principalmente na evolução de cada um, principalmente pelo emocional. Nós compartilhamos a história particular de todos para melhor trabalharmos, pois existem as limitações físicas e psicológicas. É um grupo unido, conversamos muito sobre as necessidades ou dificuldades que cada um tem para que possamos ajudar da forma que for sempre priorizando a pessoa”, completou Uyara.
 
Público Atendido


Atualmente o Centro de Referência de Assistência Social atende grupos de idosos e também de jovens entre 15 e 17 anos no SCFV. São mais de 60 idosos e 40 adolescentes participando do projeto que acontece no CRAS e também no Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo. O serviço é oferecido duas vezes por semana com a orientadora social, e as oficinas como artesanato, grafite e taekwondo.

Os participantes que residem longe do CRAS recebem transporte gratuito oferecido pela Secretaria de Assistência Social.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »