10/08/2018 às 14h47min - Atualizada em 10/08/2018 às 14h47min

Encontro articula conceito atual de extensão universitária a ODS

Encontro de Extensão Universitária da Unesp no câmpus de Bauru foi encerrado nesta quinta

Jorge Marinho, da ACI
Assessoria de Imprensa Unesp
A pró-reitora Cleópatra Planeta durante a palestra no encontro
O Encontro de Extensão Universitária da Unesp, câmpus de Bauru, foi encerrado nesta quinta-feira (9) com palestras que ajudaram a entender o histórico e o conceito mais atualizado de extensão universitária e contribuíram para entender como efetivar ações extensionistas e articulá-las aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A palestra que abriu o segundo e último dia do encontro de extensão foi do doutorando Francisco Maia, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC Bauru) e teve como tema “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Extensão Universitária: Fontes de Financiamento”.

Maia destacou que existem recursos no governo federal de aproximadamente 20 órgãos que publicam editais para repasse de recursos para trabalhos em áreas ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O doutorando chamou atenção para que todos tenham projetos prontos para aproveitar os momentos em que as entidades federais publicam os editais para apresentação de propostas. 

A segunda palestra foi da professora e pró-reitora de extensão da Unesp, Cleópatra Planeta, que falou sobre “Projetos de Extensão Universitária: contexto atual e perspectivas”. Ela apresentou um histórico da extensão universitária desde o Século 19 até os dias atuais. 

Dentro desse contexto, a pró-reitora lembrou que em 2012 o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão estabeleceu os parâmetros da Política Nacional de Extensão, da qual a Unesp é signatária. Planeta ressalta a importância de se apropriar dos conceitos mais atuais da extensão universitária para tê-la como pilar acadêmico, articulada ao ensino e à pesquisa de forma indissociável.

O dia também teve a apresentação dos projetos de extensão: "Educação em Bambu", de Juliana Barbosa; "Proteção contra Raios X em Odontologia", de Andrea Gonçalves; "Incubadoras de Tecnologias Populares", de Ana Maria; "Aula Passeio com Professores", de Rosane de Castro; e "Arte de Forma Empreendedora", de Eduardo Satico. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »