AtaNews Publicidade 1200x90
AtaNews Publicidade 728x90
17/09/2024 às 14h08min - Atualizada em 17/09/2024 às 14h08min

A genialidade das luminárias

Divulgação
Desde o seu primeiro amanhecer, a humanidade procura substituir o sol quando este, cansado da sua caminhada cósmica, se esconde para dar lugar à noite. Nossa visão fica limitada quando a escuridão cobre tudo em seu caminho. À noite, nossos ancestrais passaram de caçadores a presas em potencial; e em tempos de guerra e conquista, a lua testemunhou inúmeras armadilhas e emboscadas. Não é mera coincidência que muitas das nossas histórias de monstros ocorrem quando as pessoas estão se preparando para descansar. Antigamente, usávamos tochas e velas para afastar as sombras e criar uma atmosfera acolhedora nas nossas casas e comunidades.  As fogueiras tornaram-se pontos de encontro para compartilhar e encontrar calor e segurança. O fogo assustou as feras.

A luz sempre foi uma necessidade fundamental para a nossa sobrevivência e bem-estar, permitindo-nos trabalhar, socializar e um pouco de paz de espírito no escuro. À medida que a civilização avançava, também avançava a tecnologia de iluminação. De lamparinas a óleo a lâmpadas incandescentes, cada inovação trouxe maior eficiência e comodidade. Hoje em dia, não procuramos apenas espantar as sombras, mas é claro que determinados sistemas de iluminação podem dar um aspecto diferente e especial às nossas casas e ambientes. Por exemplo, as lâmpadas LED são eficientes e versáteis, por isso são as mais procuradas atualmente.
 
As lâmpadas LED (Light Emitir Diodo) possuem um dispositivo que converte uma corrente elétrica de baixa intensidade em uma luz com desempenho muito eficiente, longa durabilidade e menor consumo de energia. Estamos falando de lâmpadas com vida útil que varia de 25.000 a 50.000 horas, o que significa que não serão necessárias substituições tão cedo, e isso compensa o custo mais elevado em relação às lâmpadas convencionais. E a par desta durabilidade atrativa, outra consequência positiva da opção por esta tecnologia é que, devido ao reduzido consumo de energia, no final do mês as contas de luz serão menos desgastantes. É uma tecnologia amiga do ambiente e do nosso bem-estar: não contém mercúrio, não emite radiação ultravioleta ou infravermelha, uma vez que a sua emissão de luz é monocromática; e por durarem muito tempo, ajudam a reduzir a quantidade de desperdício.
 
As apresentações de sistemas de iluminação com tecnologia LED que podem ser encontradas no mercado e são extremamente variadas, permitindo uma grande versatilidade incomparável que pode ser utilizada tanto em espaços gigantes e públicos como em quartos e salas de habitação familiar. A iluminação deixou de cobrir apenas as necessidades funcionais e tornou-se mais um verdadeiro elemento de design que pode transformar completamente um espaço. Por exemplo, um spot led embutir oferece uma versatilidade sem precedentes, permitindo-nos criar ambientes únicos e personalizados. Com apenas luz, um quarto, um escritório e até mesmo um banheiro podem mudar a forma como impactam os ocupantes. Um LED embutido é um componente eletrônico reduzido especialmente projetado para ser usado como luminária de teto e parede. As luminárias de embutir se tornaram alternativas muito procuradas para serem instaladas e dão um outro visual a escritórios, banheiros e salas.

São cores diferentes na iluminação

 
Por possuírem tecnologia LED, podem ser considerados um investimento de longo prazo. O valor inicial pode ser um pouco alto, mas os benefícios serão aproveitados por muito tempo. As luminárias embutidas LED, ao contrário dos refletores convencionais, geram menos calor quando ligadas, o que facilita a instalação e o uso com menor risco de superaquecimento. A pequenez de muitos destes focos pode favorecer uma estética moderna e simples. Suas dimensões compactas estão longe de ser bizarras e exageradas. Existem focos que ficam salientes, mas muitos modelos ficam rentes ao teto falso, o que dá uma sensação de naturalidade e maior integração. Nem é preciso dizer que, de acordo com a utilização do espaço, podem ser escolhidas diferentes cores de iluminação. Uma luz mais fria será ideal para estudos e escritórios, para banheiros e cozinhas; e uma luz mais quente favorecerá a busca pelo relaxamento e descanso.
 
A instalação deste tipo de iluminação não é necessariamente complicada. Deverá, no entanto, ter um teto ou parede falso na sala ou escritório que pretende iluminar. Poderá aproveitar os pontos de luz existentes nos espaços, caso contrário, caso não os tenha e a menos que domine o ofício, será necessária a intervenção de um eletricista para preparar a cablagem do novo ponto de luz. Os furos onde serão embutidos os focos deverão ser abertos no teto falso. Estes devem ser inseridos e fixados com os grampos integrados. A fiação ficará escondida entre o teto falso e o real. Vai valer a pena o esforço e vale a pena. Os espaços parecerão maiores, mais bonitos, acolhedores e úteis. Basta um pouco de luz para dar o toque que é necessário, não só para afastar as sombras, mas para melhorar os nossos quartos e o nosso sentimento.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »