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01/08/2024 às 17h38min - Atualizada em 02/08/2024 às 05h34min

Cafezinho e bebidas alcoólicas impulsionam Inflação em restaurantes em junho

Setor de alimentação fora do domicílio registra aumento de 0,37% e supera o índice nacional que foi de 0,21%

NB PRESS COMUNICAçãO
Freepik
Durante o mês de junho, o setor de alimentação fora do lar apresentou um aumento de inflação de 0,37%. Em análise elaborada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a consultoria Future Tank, sobre os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que o valor supera o índice geral da inflação no país, que foi de 0,21% no mesmo período.
O diretor-executivo da associação acompanha a alta nos preços: “Esses números refletem a pressão inflacionária em diversos insumos essenciais para o setor. É um desafio constante para empreendedores manter a competitividade e a qualidade dos serviços diante desse cenário”, explica Fernando Blower.
A mudança foi impulsionada principalmente pelo aumento do cafezinho (+2,22%) e de bebidas alcoólicas (+1,98%). Dos 16 estados pesquisados, apenas Pernambuco não registrou variação positiva, permanecendo estável em -0,02%.
No acumulado do ano até junho de 2024, o custo da alimentação fora do domicílio subiu 2,36%, um pouco abaixo do índice geral da inflação, que foi de 2,48%. O Distrito Federal apresentou a maior variação acumulada no setor, com 3,88%, enquanto o Rio de Janeiro registrou a menor, com 1,58%.
A maioria dos produtos ofertados pelo setor de restaurantes apresentou aumento de preços no ano, com exceção do vinho (-3,78%) e de doces (-0,12%). O sorvete foi o item que teve o maior aumento, com uma variação de 4,82%.
“A ANR segue trabalhando para encontrar soluções que ajudem empreendedores a enfrentar esses desafios, seja por meio de negociações com fornecedores, ajustes operacionais ou inovação nos cardápios. Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência ao consumidor, apesar das adversidades econômicas”, finaliza Blower.
Sobre a ANR
Fundada em 1990, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) é uma instituição que tem como objetivo promover o setor de foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes e demais negócios de alimentação fora do lar) e defender e representar os interesses dos associados. Atua nos campos da articulação setorial em suas relações com Poder Público, fornecedores e instituições, bem como junto à sociedade em geral e às áreas de educação e pesquisa voltadas para o desenvolvimento técnico-econômico e para a geração de qualidade da gestão empresarial, de trabalho e renda. Conta com mais de 12 mil pontos de venda em todos os estados, contemplando desde as maiores redes do setor, que possuem vasta experiência global, até pequenos negócios de alimentação fora do lar. O setor congrega aproximadamente 700 mil estabelecimentos, gerando empregos diretos para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, com faturamento anual na ordem de R$ 200 bilhões.

 

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HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
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