AtaNews Publicidade 728x90
05/07/2024 às 16h57min - Atualizada em 05/07/2024 às 16h57min

Caminhonete com material radioativo é furtada em SP; governo federal emite alerta

Crime ocorreu na madrugada de domingo; órgão do governo só fez o alerta na quinta-feira dia 4

Assessoria de imprensa
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) divulgou nesta quinta-feira (4) um comunicado sobre o furto de um veículo transportando material radioativo em São Paulo. O crime ocorreu na madrugada de domingo, 30, na Rua Félix Bernardelli, Jardim Bandeirante, Zona Leste da capital paulista. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Segundo a CNEN, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o material radioativo estava armazenado em embalagens de chumbo, que bloqueiam a irradiação, protegendo o meio ambiente e a população. No entanto, a manipulação inadequada do material pode causar sérios danos à saúde.

O veículo furtado, uma caminhonete, transportava cinco dispositivos conhecidos como geradores de radiofármacos, utilizados em exames de medicina nuclear. Esses dispositivos continham um gerador de 68Ge/68Ga e quatro unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos. Segundo a CNEN, o material pertence a uma empresa transportadora regularizada e autorizada a realizar operações de transporte de materiais radioativos.

A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou que diligências estão em andamento para recuperar o veículo e o material furtado, bem como identificar os responsáveis pelo crime. Até o momento, a caminhonete e o material radioativo não foram localizados, e nenhum suspeito foi detido.
Em nota divulgada na última quinta-feira, 4, a CNEN orientou a população sobre os riscos à saúde associados à manipulação do material radioativo. A CNEN reforçou que o material está acondicionado em embalagens de chumbo que evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, alertou que a manipulação inadequada pode causar danos à saúde. A comissão pediu que qualquer pessoa que encontrar o material mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além de acionar a Polícia Civil.

Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, esclareceu em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do órgão que “apesar da baixa atividade da fonte e de não se esperar efeitos determinísticos imediatos, a manipulação inadequada e de forma constante ainda pode vir a causar danos à saúde do manipulante”.

De acordo com a CNEN, o material radioativo furtado “continha um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos”, sendo utilizado principalmente por centros de medicina nuclear para a realização de exames.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear foi informada pela empresa transportadora de material radioativo sobre o furto do veículo contendo cinco dispositivos de geradores de radiofármacos, que seriam transportados do Rio de Janeiro para o Paraná e Santa Catarina. Diante da gravidade do ocorrido, a CNEN está trabalhando para levantar mais informações sobre a fonte roubada e preparar divulgações para informar a população sobre os cuidados necessários em caso de contato com o material.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »