03/07/2024 às 17h00min - Atualizada em 03/07/2024 às 17h00min

Após sucessivas altas no dólar, Lula muda o tom e diz que tem compromisso com responsabilidade fiscal

Lula evitou comentar sobre o dólar e disse que iria falar sobre "arroz e feijão"

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Os últimos dias têm sido marcados por uma forte turbulência no mercado, que afetou a economia no Brasil. O dólar chegou ao patamar de R$5,70, o maior valor em dois anos e meio, e parece que o presidente da República entendeu que deveria parar de dar declarações controversas contra a autonomia e a política monetária do Banco Central. Nesta quarta-feira (3), Lula disse que "responsabilidade fiscal é compromisso" do seu governo e que "não joga dinheiro fora".

"Aqui, nesse governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário, a gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso desse governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca", disse o petista durante o anúncio do Plano Safra voltado para agricultura familiar, no Palácio do Planalto. 

No evento, ao ser questionado por jornalistas sobre a alta da moeda americana, disse que estava ali para comentar sobre "arroz e feijão". Nos últimos dias, porém, Lula fez uma espécie de peregrinação em rádios locais de vários estados dando entrevistas com críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, e defendendo uma política de juros diferente da que está sendo realizada pelo órgão. As declarações de Lula, é claro, repercutiram no mercado financeiro. 

Nesta quarta, também estava prevista uma reunião do petista com membros do governo para tentar resolver esse problema da alta do dólar. Ele não antecipou quais medidas serão tomadas. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »