AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2024 às 16h19min - Atualizada em 02/07/2024 às 16h19min

Encontrados possíveis indícios de civilizações extraterrestres em 60 estrelas próximas

Alienígenas poderiam estar coletando energia de seus sóis por meio de estruturas conhecidas como "Esferas de Dyson"

History
Imagem/Divulgação
Na década de 1960, o físico e matemático Freeman Dyson criou um conceito conhecido como "Esfera de Dyson". Trata-se de uma enorme estrutura artificial hipotética que uma civilização alienígena tecnologicamente avançada poderia construir em volta de sua estrela hospedeira para coletar energia. Agora, ao vasculhar dados coletados por observatórios espaciais, pesquisadores encontrarem em 60 estrelas próximas da Terra sinais que poderiam estar vindo de estruturas como essas.

Radiação infravermelha
A busca por esferas de Dyson é feita por dois times de astrônomos: um liderado por Matías Suazo da Universidade de Uppsala, na Suécia, e outro por Gaby Contardo da Escola Internacional de Estudos Avançados, na Itália. Esses pesquisadores estão utilizando dados do satélite Gaia (da Agência Espacial Europeia), do telescópio espacial WISE (da NASA) e do projeto 2MASS (que fez uma varredura sistemática da esfera celeste). Para analisar a grande quantidade de informações coletadas, a equipe desenvolveu um sistema capaz de processar os dados combinados dos três levantamentos.

"Um processo especializado foi desenvolvido para identificar possíveis candidatas a esferas de Dyson, centrado na detecção de fontes que apresentam excessos anômalos de radiação infravermelha que não podem ser atribuídos a nenhuma fonte natural conhecida dessa radiação", explicaram os autores. "Essas estruturas emitiriam calor residual na forma de radiação infravermelha média, que, além do grau de conclusão da estrutura, dependeria de sua temperatura efetiva", acrescentaram.

A equipe de Suzano observou sinais anormais vindos de sete anãs vermelhas próximas da Terra. Enquanto isso, o time de Contardo identificou 53 estrelas candidatas, incluindo algumas parecidas com o Sol a até 6.500 anos-luz de distância. Segundo Contardo, os dois conjuntos de candidatos são interessantes, embora inconclusivos. 

Ou seja, apesar desses dados, a equipe reconhece que ainda não se pode afirmar com certeza a existência de uma esfera de Dyson no universo. "Serão necessárias observações de acompanhamento para confirmar qualquer coisa", disse Contardo. 

Anteriormente, o astrofísico Ben Zuckerman, professor na Universidade da Califórnia em Los Angeles, já havia sugerido procurar por esferas de Dyson na busca por vida extraterrestre. Um outro estudo recente também aborda o conceito e levanta a hipótese que extraterrestres poderiam usar essas estruturas para extrair energia de buracos negros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »