AtaNews Publicidade 728x90
16/04/2024 às 07h12min - Atualizada em 16/04/2024 às 09h14min

Retrato falado, cena de crime: entenda como os desenhistas elucidam investigações

Além do papel e lápis, drone, scanner 3D e inteligência artificial ajudam no trabalho dos profissionais

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/retrato-falado-cena-de-crime-entenda-como-os-desenhistas-elucidam-investigacoes/
DownloadGoverno de SP

Pouco falado, mas essencial para elucidar investigações, o trabalho dos desenhistas das Polícias Civil e Técnico-Científica vai além do papel e lápis. Com uso de inteligência artificial, drones, scanners 3D, softwares e outras tecnologias, as equipes conseguem detalhar cenas de crimes e identificar suspeitos. Na segunda-feira (15), foi celebrado o Dia Mundial do Desenhista. Nas forças de segurança de São Paulo, vários profissionais desempenham esse papel fundamental.

Os profissionais que atuam na Polícia Técnico-Científica auxiliam na perícia, que pode ser realizada em locais onde houve homicídios, brigas, intervenções, ou até mesmo acidentes de trânsito, por meio de reconstituições. “Nós temos as fotografias que mostram os detalhes, mas é o trabalho do desenhista que permite concluir exatamente a dinâmica”, explicou o perito criminal Bruno Lazzari.

Segundo a desenhista técnico-pericial Ana Carla Luiz, a primeira coisa a se fazer quando há uma ocorrência é ir até o local e coletar os depoimentos dos envolvidos. Se necessário, os profissionais realizam um rascunho à mão, mas a tecnologia agiliza o trabalho.

Um scanner 3D faz o levantamento de todo o local, possibilitando com que os policiais desenhem cenas conforme a versão de cada pessoa. Essas ilustrações permitem entender a dinâmica dos envolvidos até o momento do crime ou acidente, por exemplo.

O resultado do trabalho feito pelos desenhistas é anexado ao laudo e entregue ao perito. As provas são uma parte fundamental do inquérito policial que, posteriormente, será analisado pelo Ministério Público.

DownloadGoverno de SP

Há 15 anos como desenhista, Ana Carla contou que o trabalho de investigação evoluiu muito com a ajuda da tecnologia. “A gente saiu da prancheta com tinta nanquim que, às vezes, borrava a arte, até o desenho 3D, que usamos agora. Não há nem a necessidade de imprimir”, afirma.

Como a Polícia Civil consegue realizar desenhos hiper-realistas?

Os desenhistas da Polícia Civil têm uma função diferente dos profissionais da Técnico-Científica: eles trabalham com rostos e hiper-realismo nas artes. Para chegar perto das características de um criminoso informadas por uma vítima, por exemplo, os agentes que atuam nesse segmento tiveram que se especializar em uma das áreas da psicologia.

“Estudamos para entender como aquela vítima, que sofreu um ataque, foi abusada, assaltada ou viu um homicídio, consegue se lembrar com exatidão para que descreva um retrato falado”, frisou Sidney Barbosa, do Laboratório de Arte Forense do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O especialista ressaltou, ainda, a importância de ouvir, observar e ganhar confiança das vítimas para que elas consigam desbloquear memórias.

Ele destacou um caso em que pediu para a testemunha desenhar o rosto de um criminoso que havia cometido um assassinato. O homem afirmou que não sabia desenhar, mas tentou. Isso foi um ponto de partida para chegar até o resultado obtido com a ajuda de softwares e escuta ativa.

DownloadGoverno de SP

Conforme o policial, o retrato falado orientou os investigadores a prender o suspeito. A testemunha disse ter certeza da aparência do criminoso porque vê-lo matar seu amigo o marcou para sempre. Altura, peso e idade também são informações essenciais para um retrato falado.

Sidney ainda foi responsável por fazer o retrato falado que ajudou a identificar o maníaco do parque em 1998, considerado um assassino em série. “Duas meninas que sobreviveram descreveram o suspeito e depois divulgamos a imagem. Um homem que trabalhava com ele viu e denunciou”, mencionou.

Além desse tipo de caso, os desenhistas da Polícia Civil fazem reconstituição facial e progressão de idade para crianças e adultos desaparecidos.

Desenhistas na Polícia Militar

O trabalho do desenhista na Polícia Militar não envolve investigação, mas é usado como uma ação preventiva para manter o público externo e interno informado sobre os desempenhos da corporação, além de ajudar em campanhas como doação de sangue e agasalhos.

DownloadGoverno de SP

O cabo Natanael Deiró viu esse setor da PM nascer e percebeu a relevância do trabalho pela demanda que crescia a cada dia. “Fomos entendendo o quanto é necessário trabalhar com a preservação da imagem institucional e da manutenção do trabalho preventivo”, disse.

De acordo com o cabo, boa parte do que a equipe faz é design gráfico e, agora, com o advento das mídias sociais, ficou muito mais intenso.

Recentemente eles criaram o projeto Educação para a Segurança, com personagens de perfis diferentes, com base na divisão da polícia, como o Batalhão de Choque, Polícia Ambiental, Rodoviária e Rota. Todos possuem virtudes diversas, como bondade e coragem, e juntos formam uma liga de super-heróis.

O material, voltado para as crianças, é interativo e possui dicas de segurança. As equipes ainda vão lançar a revista no site da Polícia Militar, com jogos e dinâmicas para aproximar o público infanto-juvenil com a corporação.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Retrato falado, cena de crime: entenda como os desenhistas elucidam investigações apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »