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22/03/2024 às 16h48min - Atualizada em 22/03/2024 às 16h48min

Saiba alguns cuidados especiais que os veículos off-road precisam ter

Os veículos com tração 4x4 são projetados para suportar caminhos difíceis como nenhum outro modelo, seja qual for a situação – passeios, trilhas ou trabalho em terrenos acidentados.

Assessoria de imprensa, Lauanda Cardoso
Foto: Divulgação

Além da tração nas quatro rodas, há recursos especiais para enfrentar lama, pedras, buracos e outros desafios. Pneus especiais, suspensão elevada e reforçada, modificações no motor e no sistema de admissão são algumas adaptações possíveis.

 

Mas tudo isso requer um cuidado especial na manutenção. "Esse tipo de carro é exposto a terrenos acidentados, cobertos de lama, barro, areia e rochas, o que acaba com a pintura de carro", diz André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). "Portanto, a limpeza e a verificação estrutural dos subsistemas, como direção, suspensão, chassi e freio, devem ser realizadas com frequência."

 

O desgaste acentuado nessas peças eleva o custo da manutenção. Por isso, é importante saber o uso que será feito do carro para não extrapolar nas modificações e deixá-lo com peças mais caras do que o necessário.

Pneus específicos

Pneus de uso misto, por exemplo, são suficientes para encarar estradas de terra mais simples. Já em terrenos lamacentos ou pedregosos, é preciso de compostos mais apropriados para esse tipo de uso. Independentemente da utilização do carro, atenção adicional deve ser dada a pneus, suspensão e chassi. 

 

"Os pneus precisam ser específicos para o terreno em questão e mais resistentes do que os convencionais", afirma Mendes. Quanto à suspensão, o professor recomenda que ela tenha maior rigidez, além de amortecimento e curso apropriados para terrenos acidentados. 

 

Também é importante fazer reapertos na suspensão do veículo 4x4 com certa frequência. Andar em terrenos acidentados, que causam muita trepidação, faz com que essas peças móveis se soltem com maior facilidade do que no asfalto.

 

"Por fim, o chassi reforçado protege os ocupantes em acidentes que podem provocar, inclusive, capotamento", afirma. Existem no mercado kits de barras que reforçam a estrutura dos carros off-road e também os de competição em pista. As chamadas "gaiolas" preservam melhor os ocupantes em caso de capotamento. Em uma trilha, bater o teto do veículo em uma rocha pode ser fatal.

Troca de óleo antecipada

Outro cuidado é com o sistema de admissão de ar. Trilheiros que costumam atravessar rios instalam o snorkel, uma peça que puxa o ar na altura do teto do carro e o leva para o motor do carro, evitando a entrada de água.

 

Se "engolir" água, o motor pode sofrer calço hidráulico – quando a água impede o curso do pistão, provocando a quebra das bielas e até de válvulas. Nesses casos, só a retífica completa do motor resolve o problema.

Em veículos off-road, os próprios fabricantes recomendam que a troca de óleo seja feita na metade do tempo determinado, pois a terra pode contaminar o fluido com o uso constante nesse tipo de terreno.

 

A lama que impregna o carro deve ser removida rapidamente para evitar danos, por exemplo, na suspensão, que pode perder a maleabilidade na hora de entrar em ação.

 

O motor sujo também dificulta a visualização de eventuais vazamentos de água e óleo, levando o proprietário a adiar a manutenção que já deveria ter sido feita. Além disso, a terra molhada acelera processos de corrosão na carroceria do off-road.


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