AtaNews Publicidade 728x90
23/04/2024 às 14h06min - Atualizada em 23/04/2024 às 14h06min

Como a tecnologia está impactando do futuro dos automóveis

Imagem de Jonathan Gallegos no Unsplash

A cada dia que passa temos visto a invasão da tecnologia em diferentes frentes, não é mesmo? Mas você já parou para pensar como a tecnologia está impactando o futuro dos automóveis? Não? É sobre isso que falaremos mais neste texto.

A tecnologia está desempenhando um papel fundamental na transformação do futuro dos automóveis de várias maneiras. Já podemos encontrar carros com diversas funções, que já saem, inclusive, de fábrica.

Um grande exemplo são os carros que estacionam sozinho, uma ótima solução para as pessoas que não gostam de fazer baliza, concorda?
Quando falamos em tecnologia automotiva, estamos envolvendo uma grande gama de avanços e inovações que estão transformando a maneira como os veículos são projetados, fabricados, operados e mantidos. Quer saber mais? Não deixe de ler o texto abaixo.

Entenda como a tecnologia tem causado impactos no futuro dos automóveis
O carro que dirigimos nos dias de hoje é, com certeza, muito diferente daqueles que os nossos pais dirigiam quando tinham a nossa idade. Será que passava pela cabeça deles tanta tecnologia no mundo dos automóveis? Podemos encontrar veículos de todos os jeitos e para diferentes necessidades.

Só tem um detalhe que, independente da tecnologia, não podemos deixar de lado, já que a mudança nesse quesito está no aumento de sinistros: a cotação de seguro online. Afinal de contas, quem gostaria de ter problemas com o seu carro tão tecnológico, não é mesmo?
Mas vale lembrar que os itens adicionais devem estar incluídos na apólice, então veja a cobertura de cada um deles separadamente.
Agora, vamos ver alguns pontos da evolução da tecnologia no futuro dos automóveis:

1 – Eletrificação
Uma das tendências mais significativas e que temos escutado nos últimos anos, é a eletrificação dos veículos. Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares devido aos avanços na tecnologia de baterias, que estão permitindo maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos. Além disso, as preocupações ambientais e as regulamentações mais rígidas estão impulsionando a transição dos carros movidos a combustível para os veículos elétricos.

Para termos ideia deste crescimento, só em janeiro de 2024, tivemos mais de 12 mil carros elétricos emplacados no Brasil, um aumento de 167%, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

2 – Conectividade
Os carros estão se tornando cada vez mais conectados, com sistemas de entretenimento, comunicação e segurança que vêm integrados de fábrica. Isso inclui recursos como navegação GPS, conectividade com smartphones, acesso à internet, atualizações over-the-air (OTA) e sistemas avançados de assistência ao motorista.

3 – Automação e direção autônoma
A tecnologia de automação está progredindo rapidamente, com muitos fabricantes automotivos desenvolvendo sistemas avançados de assistência ao motorista e veículos autônomos.
Esses sistemas podem ajudar os motoristas com tarefas simples como, por exemplo, o estacionamento automático, frenagem de emergência e até mesmo a capacidade de dirigir de forma autônoma em determinadas condições.

4 – Segurança avançada
Agora, olhando para o quesito proteção, a tecnologia está sendo usada para melhorar a segurança dos veículos, com sistemas avançados de assistência ao motorista, como detecção de colisão, alerta de saída de faixa, assistência de frenagem e sistemas de visão noturna.
Além disso, estão sendo desenvolvidas tecnologias de comunicação veículo-a-veículo (V2V) e veículo-infraestrutura (V2I) para melhorar a segurança nas estradas.

5 – Design diferenciado
A evolução da tecnologia nos automóveis está permitindo o desenvolvimento de veículos mais eficientes em termos de combustível e ambientalmente amigáveis, bem como processos de fabricação mais eficientes e sustentáveis.
Isso inclui a produção com materiais mais leves, como, por exemplo, a fibra de carbono e o alumínio. O design aerodinâmico também tem sofrido avanços e diversas técnicas de fabricação digital, como a impressão 3D.

6 – Oportunidade de compartilhamento de veículos
Outra forma de impulso vindo da tecnologia está ligada aos serviços prestados com automóveis. A tecnologia tem impulsionado o crescimento de serviços de compartilhamento de carros, como, por exemplo, o Uber e a 99, e de outros modelos de mobilidade sob demanda.
Podemos ver também a possibilidade de compartilhamento de carros particulares entre as pessoas, aluguel de curto prazo (até por horas) e serviços de carona compartilhada, tudo com o intuito de trazer facilidade através de plataformas digitais e aplicativos móveis.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia está moldando o futuro dos automóveis. À medida que a tecnologia continua na sua evolução, podemos esperar ver ainda mais inovações que transformarão a maneira como viajamos e nos locomovemos com os nossos veículos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »