AtaNews Publicidade 1200x90
AtaNews Publicidade 728x90
19/08/2024 às 17h17min - Atualizada em 19/08/2024 às 17h17min

Carros de leilão: dicas para fazer um excelente negócio

Entenda a importância de conhecer a experiência do leilão de veículos para garantir arremates seguros e lucrativos

A busca por carros com preços mais acessíveis impulsiona a procura por leilões de veículos. Realizados por Detran, Receita Federal e seguradoras, esses eventos oferecem descontos que podem chegar a 60% em relação ao valor de mercado. No entanto, para garantir um bom negócio, é preciso estar atento a alguns detalhes.

Antes de qualquer coisa, o edital é o guia completo para o leilão. Nele, são encontradas todas as informações necessárias para participar, como datas, prazos e condições de pagamento. É como um contrato, estabelecendo os termos de compra e venda. Por isso, leia-o com atenção antes de seguir na dinâmica – caso tenha dúvidas, é indicado procurar orientação com um advogado especialista no segmento.

Outro ponto para participar de um leilão de carros com segurança e sucesso é dominar alguns termos técnicos. Por exemplo, o lance manual é a oferta feita diretamente pelo comprador, enquanto o incremento mínimo é o valor que deve ser acrescentado a cada novo lance.

Por sua vez, o limite de lance é uma ferramenta que define o valor máximo que o comprador está disposto a pagar. O valor de reserva é o preço mínimo estabelecido pelo vendedor para o carro ser vendido, e o pregão é o processo de disputa pelos veículos.

Quais os segredos para um arremate bem-feito?
Recomenda-se reservar um valor à vista para o pagamento do veículo, pois essa é a forma mais comum de arrematar um lote. Além disso, é preciso estar ciente de que taxas adicionais podem ser cobradas, como a comissão do leiloeiro. É importante ressaltar que o comprador não deve arcar com débitos anteriores do veículo, taxas de reboque ou diárias de depósito.

Antes de dar lances, avalie o estado do carro. Como não é permitido ligar o motor antes do leilão, a indicação é levar um mecânico de confiança para realizar uma inspeção cuidadosa. A análise deve abranger pintura, lataria, pneus, vidros, chassi e acessórios. Considere que pode não ser possível reavaliar o veículo no dia do leilão.

Quando escolher o modelo, compare o valor de mercado do carro com o lance mínimo do leilão. Essa análise ajudará a entender se o preço está atrativo e a definir o valor máximo da transação. Não esqueça de incluir no cálculo os gastos com reparos e documentação necessários para colocar o veículo em dia.

O preço de um carro no leilão é bastante vantajoso ao considerar os veículos que estão em ótimas condições, é possível fazer um seguro para uma transferência ainda mais assertiva. Nem todas as seguradoras aceitam carros provenientes de leilões, pesquise quais empresas oferecem essa cobertura e quais são as exigências. Geralmente, é realizada uma análise completa do histórico do veículo, avaliando multas, reparos e modificações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »