AtaNews Publicidade 728x90
08/02/2024 às 09h29min - Atualizada em 08/02/2024 às 09h29min

Secretário de Segurança transfere o gabinete para Santos

Guilherme Derrite e chefes das forças de segurança vão acompanhar as ações de combate ao crime organizado na Baixada Santista

sspsp
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou nesta quarta-feira (7) a transferência temporária do seu gabinete para a cidade de Santos, no Litoral Paulista. O secretário e os chefes das forças de segurança, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, e delegado-geral, Artur Dian, permanecerão na Baixada Santista acompanhando as ações de combate à criminalidade e as buscas pelos suspeitos de envolvimento nas mortes de dois policiais militares que atuavam na Operação Verão. 

O soldado Samuel Wesley Cosme foi atingido por um tiro no rosto no último dia 2, durante uma operação no bairro Bom Retiro, e o cabo José Silveira Santos, do 2° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da PM de São Paulo, morreu ao ser baleado na manhã desta quarta-feira (7), em uma ação no Jardim São Manoel, ambos em Santos. 

Esses casos são resultados do combate ao crime organizado em andamento pelas polícias de São Paulo. Em razão disso, o patrulhamento será ampliado com o aumento do efetivo. A partir desta quinta-feira (8), policiais do Batalhão de Ações Especiais, da região do ABC Paulista, de Guarulhos e da Região Metropolitana da capital se juntarão ao efetivo já empregado na Operação Verão. A tropa contará com o auxílio da Rota e do Centro de Operações Especiais (COE).

A Polícia Civil também vai apoiar nas investigações com o empenho de agentes do Grupo Especial de Reação (GER), além do efetivo de outros departamentos, como Denarc, para dar o suporte nas ações de combate ao tráfico de drogas.  O trabalho de inteligência também será reforçado com os agentes da Civil e de diversas agências que atuam no Estado. “Todas as informações de inteligência serão centralizadas para que os policiais possam atuar em campo com um grau de estrutura definido por prioridades”, afirmou o secretário. 

A Secretaria da Segurança Pública também vai solicitar junto ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público uma atuação em conjunto, com base nas informações de inteligência, para que as ações sejam acompanhadas de perto pelos órgãos. 

Prisão de homem que matou soldado da Rota

Durante a coletiva, o secretário Guilherme Derrite afirmou que a Polícia Civil já pediu a prisão do suspeito de matar o policial da Rota Samuel Cosmo, na semana passada. A Justiça deferiu o pedido e os policiais estão tentando localizar o criminoso. 

A SSP publicará uma resolução oferecendo uma recompensa de R$ 50 mil para quem der informações que ajudem a levar ao paradeiro do suspeito. 

“Estamos defendendo a população, em especial, as pessoas que moram nas comunidades aqui do litoral e que mais sofrem com a atuação do crime organizado”, completou Guilherme Derrite. “Essa atuação vai priorizar a prisão desde a cúpula do crime organizado até os membros dessas organizações, além dos envolvidos nas mortes dos policiais. Vamos dar uma resposta ao avanço da criminalidade.”



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »