AtaNews Publicidade 728x90
26/01/2024 às 09h23min - Atualizada em 26/01/2024 às 09h23min

Campanha "Esgoto não é lixeira" alerta para entupimento da rede de esgoto

GS Inima SAMAR lança campanha com outdoors, anúncios e postagens nas redes sociais sobre o tema

Assessoria de Imprensa
Divulgação/GS Inima Samar
Só em 2023, a GS Inima SAMAR realizou 2.059 desobstruções em redes e ramais de esgoto de Araçatuba. Durante as desobstruções foram retirados desde grandes volumes de papel higiênico até preservativos, cabelo, óleo de cozinha, restos de alimentos e até madeira e restos de construção. São mais de 970 quilômetros de redes de esgoto na cidade, que não foram projetados para receber esse tipo de lixo. A consequência são os entupimentos e, em caso de chuva forte, o retorno de esgoto em ruas e imóveis. Com o descarte irregular desses objetos, a demanda por desobstruções aumenta muito em períodos mais chuvosos, causando transtorno em diversos pontos da cidade. Os bairros onde houve o maior número de desobstruções no ano passado foram Umuarama, Alvorada, Jussara e Atlântico.

Para amenizar esses problemas e suas consequências, a GS Inima SAMAR realiza uma campanha anual chamada "Esgoto não é lixeira" que pretende chamar a atenção da população para evitar jogar itens sólidos na rede de esgoto.
 
Este ano, as peças da campanha trazem um vaso sanitário que se recusa a receber objetos, como papel higiênico, cabelo, preservativos e absorventes, itens que entopem a rede de esgoto e causam obstruções. As peças estarão em diversos pontos da cidade, em outdoors, portais de notícias e jornais de Araçatuba, além das redes sociais e site da GS Inima SAMAR.

"A forma lúdica que estamos trazendo este tema pretende chamar a atenção de crianças e adultos para que não joguem nada sólido no vaso sanitário, na pia da cozinha e na rede de esgoto, em geral. Nossas tubulações foram construídas para receber apenas dejetos líquidos e tudo o que não for neste estado pode obstruir a passagem do esgoto e causar extravasamento", explica o diretor-técnico da concessionária, Eduardo Caldeira.

O descarte irregular de óleo de cozinha também causa incrustações na rede e impedem a passagem do esgoto, além de prejudicar o meio ambiente.
          
Ligação cruzada
A ligação cruzada, quando a água da chuva (rede pluvial) é ligada diretamente no ramal do esgoto, é outro problema que pode causar obstrução na rede. O grande volume de água da chuva provoca extravasamento, deslocamento das tampas dos poços de visitas, retorno de esgoto nas casas e mau cheiro.

Pioneirismo
Araçatuba é considerada uma das cidades mais saneadas do Brasil, pois 99% de todo o esgoto produzido em mais de 80 mil imóveis são coletados pela GS Inima SAMAR que trata 100% dos efluentes. Todo o esgoto é destinado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Baguaçu, onde passa por um complexo tratamento que é finalizado com o lançamento do efluente já tratado, em forma de água limpa, de volta ao Ribeirão Baguaçu.

Além de tratar o esgoto dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira, Araçatuba avançou ainda mais e se tornou a primeira cidade brasileira a construir um secador para o lodo proveniente do processo de tratamento de esgoto.

O secador reduziu drasticamente o volume de lodo que era transportado para o aterro sanitário de Araçatuba, de 5.300 toneladas/ano em 2020 para uma média de 1.300 toneladas/ano atualmente. Houve também uma redução de 83% no número de viagens de caminhão entre a estação de tratamento de esgoto e o aterro sanitário. Em novo avanço, o lodo resultante do tratamento de esgoto será utilizado agora na agricultura, fechando o ciclo de economia circular.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »