AtaNews Publicidade 728x90
25/06/2018 às 16h48min - Atualizada em 25/06/2018 às 16h48min

Administração segue com trabalhos de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Tiago Lotto
A Prefeitura de Birigui segue trabalhando na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que visa melhorar o trânsito de Birigui e deixa-lo mais seguro para os próximos 10 anos.

As ações estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Serviços (Deptrans). Outros setores do governo municipal também oferecem suporte nos trabalhos.

Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de junho, oficinas de trabalho foram realizadas no Paço Municipal, onde estiveram reunidos representantes de vários setores da administração municipal. 

Os trabalhos foram abertos pelo prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, que passou a condução das oficinas para a diretora municipal de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.

“Estamos trabalhando forte para que o trânsito de Birigui seja mais seguro, mais fácil e inteligente. Esse Plano de Mobilidade é de extrema importância, pois estamos focando como está o trânsito hoje e como poderá estar nos próximos 10 anos”, explicou o prefeito.

OUVINDO A POPULAÇÃO – O Deptrans promoveu no mês de abril uma aproximação com os moradores de Birigui, que responderam um questionamento sobre seus deslocamentos feitos dentro da cidade.

O questionário ficou disponível no site oficial da Prefeitura de Birigui e quatro tópicos foram respondidos: rua de onde iniciou seu deslocamento; rua destino do seu deslocamento; modal de transporte utilizado (carro, moto, ônibus, outros) e motivação da viagem (trabalho, lazer, educação).

“Com os dados do questionário será possível formar uma boa matriz de fluxos, alterações e adaptações para um trânsito melhor e mais seguro em Birigui. Os trabalhos continuam para criarmos o nosso Plano de Mobilidade Urbana”, disse a diretora do Deptrans.

De acordo com a arquiteta especialista em planejamento de cidades Mariane Delamare (integrante da equipe de profissionais que atuam na elaboração do plano), a participação da população de Birigui foi essencial para os trabalhos.

“A participação da população de Birigui foi excelente, pois foi possível obter 99% de grau de confiança da pesquisa com apenas 2% de margem de erro”, falou Delamare.O Deptrans conta com amparo de uma equipe técnica de consultoria especializada em planejamento de cidades. Os profissionais atuam há anos e trazem experiência de trabalhos realizados em 11 estados brasileiros.

Em breve a Prefeitura de Birigui irá agendar uma audiência pública, visando reunir os interessados no tema e oferecer um diálogo saudável para que o governo municipal analise as sugestões dos moradores.

MOVIMENTO PAULISTA – Paralelo aos trabalhos de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, o Deptrans atua diariamente visando um trânsito melhor.

Birigui integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais nas estradas e rodovias do Estado até 2020.

Levantamento feito pelo Deptrans aponta que existe mais de um veículo por pessoa habilitada no município, aumentando o tráfego e riscos de acidentes. Em 2010 Birigui contava com 67.779 veículos. Em 2018 o número saltou para 97.591.

Apesar de aumento no número de veículos, o número de óbitos em função de acidentes de trânsito baixou. Em 2016 foram mais de 1.200 acidentes (estatísticas da Polícia Militar e Polícia Civil), com 21 óbitos. No ano de 2017 foram 18 óbitos. Este ano, de 01 de janeiro até 20 de junho, foram 06 óbitos por acidentes de trânsito.

O trabalho sério e competente da administração municipal conseguiu reduzir em 14% o número de vítimas fatais em acidentes no trânsito.  Apesar do aumento do número de veículos, o número de mortes está diminuindo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »