AtaNews Publicidade 728x90
25/06/2018 às 16h23min - Atualizada em 25/06/2018 às 16h23min

A heroica vida de um protetor de animais: propósitos, desafios, dores e alegrias

Embora ajam como verdadeiros heróis, os Protetores de Animais são seres humanos que sofrem, choram, se deprimem, ficam doentes e têm suas limitações

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: Imagem Ilustrativa
Com o advento da Internet, a Proteção Animal tem um espaço para atuar, pedir ajuda e ficar mais evidenciada. Isso contribuiu muito para a causa animal. Mas infelizmente, esses recursos ainda não são suficientes para o número de abandonos e casos de maus-tratos dos animais. Sem contar que o Poder Público não age como deveria agir, no sentido de dar condições e criar órgãos de assistência para esses animais, apoiando também o trabalho dos Protetores de Animais. Vamos conhecer um pouco mais sobre a vida destes heróis.

Os Protetores de Animais Independentes são heróis de carne e osso, que se dispõem a ajudar e a socorrer os animais, mesmo, com vários resgatados e encontrando dificuldades financeiras para lidar com tantos casos que encontram pela frente. Isso faz com que se sobrecarreguem, e por isso é importante que a população colabore com eles.

Embora ajam como verdadeiros heróis, os Protetores de Animais são seres humanos que sofrem, choram, se deprimem, ficam doentes e têm suas limitações. Têm suas vidas, trabalham, estudam, têm família ou não, mas de desdobram para se dedicarem à causa animal.

Eles lutam pela defesa dos direitos dos animais e reivindicam do Poder Público: apoio para castração, eventos de adoção, leis de Defesa e Proteção Animal mais eficazes, campanhas de educação e conscientização da população, e ações e medidas contra toda forma de exploração animal.

Motivação do Protetor de Animais
Quem se dedica à Proteção Animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais, que o motiva a se levantar, todos os dias e seguir adiante na causa animal, mesmo quando vem o desânimo!

A gratificação de ver o antes e o depois de um animal socorrido, resgatado e cuidado por ele, com amor e carinho, sendo adotado e recebendo um lar e vivendo com dignidade e muita afetividade, esse é o maior prêmio e recompensa para quem se dedica à causa animal.

Obstáculos e desafios do Protetor de Animais
O que dificulta a missão do Protetor de Animais é a ignorância humana e a incompreensão, pois, várias pessoas, ainda não entenderam que o animal é um ser senciente, sente tudo que sentimos, dor, tristeza, alegria, amor, têm sua individualidade e necessidades físicas e biológicas.

A insensibilidade das pessoas, também, afeta os Protetores, que, por vezes, não têm apoio e não são entendidos pelas pessoas de seu convívio. sendo tratados como exagerados, emotivos, sentimentais e, até, como loucos.

Aquele que atua na Proteção Animal, o faz, por saber, que os animais em certas situações, não têm como se defenderem sozinhos e pedirem ajuda, dependem do ser humano para ajudá-los e protegê-los, por isso, mesmo diante do estresse e da dificuldade, o Protetor persiste em ajudar os animais.

Muitos Protetores não têm ajuda de governo e para socorrer animais, em situação de risco, tiram recurso do próprio bolso para alimentar, vacinar e castrar os animais.

Para conseguir mais recursos, os Protetores, realizam bingo, bazar e rifa para arrecadar dinheiro, para para comprar ração, medicamento, pagar veterinário, produtos de limpeza e outras coisas mais.

Os Protetores prestam um grande serviço à sociedade, e, por vezes, não têm o justo reconhecimento e o devido apoio. Vários protetores ficam endividados, seja no cartão de crédito ou no cheque especial, devido às despesas em clínicas veterinárias, para tratamento do animal ou em Pets Shops, para compra de ração ou medicamentos.

Todo Protetor visa encaminhar o animal para adoção, mas, infelizmente, nem sempre isso acontece, pois, existem critérios para adoção responsável, como conhecer antes a pessoa, onde mora, como vive, para ver em que condições o animal irá ficar, pois tem gente que adota e acaba não cuidando dele e adoção, assim, não adianta nada.

Adoções, para qualquer pessoa, podem resultar do animal ser devolvido ou incorrer em outro abandono, por isso, o Protetor acaba ficando com muitos animais sobre seus cuidados, exigindo espaço e recursos que se sacrifica para obter.

Para o cuidado e amparo a esses animais, um protetor precisa de recursos financeiros para ração, despesas com castração, remédios e vacinas.

E o que complica ainda mais a vida de um Protetor é que as pessoas o procuram mais para pedir ajuda e não para ajudar. Eles recebem dezenas ou até centenas de pedido, por dia, para socorrerem e resgatarem animais, em situação de risco, e, ainda, têm os casos que abandonam os animais em frente de suas casas.

Maneiras de ajudar os Protetores de Animais Independentes
Doação de ração, medicamentos, tapetes higiênicos, fraldas e vacinas para os animais, além de produtos de higiene e limpeza. Ajuda financeira para as despesas com os animais. Divulgando as campanhas e feiras de adoção que o Protetor realiza. Adotando um animalzinho, resgatado pelo Protetor.

Sendo voluntário para cuidar dos animais (banhos, limpeza de ouvidos, corte das unhas, tosa de pelos, administração de medicamentos para os que estão doentes, passeios e limpeza do local, mantido pelo Protetor. Colaborando com eventos beneficentes organizados pelo Protetor, para arrecadar fundos para as despesas e cuidados com os animais.
Oferecendo um lar temporário para um animal resgatado, para evitar que o local, onde o Protetor mantém seus animais, fique lotado.

Ajudando o Protetor com seu talento. Se você é artista, faça um show beneficente e reverta parte do lucro para ajudá-lo com seus animais, se é jornalista, escreva uma matéria para conscientizar as pessoas, como se pode colaborar com ele, caso seja advogado, atue defendendo a causa animal, e, assim por diante.

Compre produtos das Campanhas dos Protetores para ajudar na arrecadação de recursos financeiros, para as despesas com os animais. Auxilie o Protetor com transporte solidário para resgate e socorro de um animal.

A importância do Reconhecimento e Valorização do Protetor de Animais
Este conteúdo tem o objetivo de reconhecer e exaltar a dedicação de cada Protetor de Animais, seja homem ou mulher, jovem ou não, mais famoso ou menos, com muito ou pouco recurso, tendo mais estrutura ou não, que tem mais ajuda ou precisa de mais colaboração.

Protetores espalhados pelo Brasil que fazem a diferença na vida dos animais e que são exemplo de humanidade e solidariedade.

Na verdade precisaria de muito mais conteúdo para fazer jus a todos eles, mas, que os que aparecem nesta matéria sejam considerados representantes de todos os Protetores de Animais, que merecem ser valorizados, por todos nós.

Seja como for, os Protetores de Animais já têm o reconhecimento de toda a equipe do site Greenme, cujo objetivo é promover comportamentos mais conscientes nas pessoas, visando melhor condições de vida, em nosso Planeta, para todos!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »