AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2024 às 08h11min - Atualizada em 09/01/2024 às 12h06min

Fapesp: estudo explica como os probióticos podem melhorar a saúde óssea

No texto os autores observam que há vários tratamentos atualmente disponíveis para melhorar a saúde óssea

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/fapesp-estudo-explica-como-os-probioticos-podem-melhorar-a-saude-ossea/

A revista online Frontiers for Young Minds, publicação científica com textos acessíveis ao público infanto-juvenil, divulgou artigo explicando como os probióticos podem melhorar a saúde óssea. Intitulado “How Can Good Bacteria Improve Bone Health?”, o artigo teve coautoria de Luisa Souza Battistelli, bolsista da Fapesp.

No texto, os autores observam que há vários tratamentos atualmente disponíveis para melhorar a saúde óssea, mas alguns causam efeitos colaterais desagradáveis. Isso leva à procura de terapias alternativas para osteoporose e perda óssea, como o uso de probióticos, que podem ser bactérias benéficas para o organismo inseridas em alimentos, como os iogurtes.

Apesar de não haver uma explicação definitiva de como o probiótico atua no organismo, uma das hipóteses é apontada no artigo: “Envolve o sistema imunológico, que possui células e substâncias que defendem o corpo contra invasores perigosos. Às vezes, porém, o sistema imune pode estar um pouco ativo demais, causando problemas. Algumas substâncias produzidas pelas células de defesa podem aumentar o número e a atividade dos osteoclastos (células ósseas que digerem o tecido ósseo)”, explicam os autores. “Portanto, se o sistema imunológico estiver muito ativo por muito tempo, muitos ossos podem ser quebrados. Os probióticos podem ajustar esse tipo de reação imunológica desequilibrada, restabelecendo-a em um nível normal, o que pode diminuir a atividade excessiva dos osteoclastos, protegendo os ossos.”

O artigo também pontua que “os probióticos podem reduzir a permeabilidade intestinal, diminuir a hiperativação do sistema imunológico que pode levar à perda óssea e aumentar a absorção e produção de nutrientes”.

O tema abordado no texto está relacionado à pesquisa de iniciação científica realizada por Battistelli com apoio da Fapesp e orientação de Ana Lia Anbinder, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), também autora do artigo. O estudo avalia os efeitos da bactéria Limosilactobacillus reuteri associada à vitamina K2 na proteção contra a perda óssea induzida por ovariectomia em camundongos fêmeas.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Fapesp: estudo explica como os probióticos podem melhorar a saúde óssea apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »