AtaNews Publicidade 728x90
28/12/2023 às 14h53min - Atualizada em 28/12/2023 às 14h53min

Gerar projeta networking e empreendedorismo em alta para 2024

Redes de contatos têm capacidade de implantar soluções inovadoras para problemas locais, estimular a concorrência saudável e impulsionar a criação de novos negócios

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira

 O Brasil, com o seu vasto potencial econômico e talento empreendedor, está diante de uma grande oportunidade em 2024: fortalecer o seu cenário empreendedor. A avaliação é do presidente executivo do Gerar (Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba), Marcelo Mazzei. Para ele, no ano que vem, essa perspectiva ganha ainda mais relevância diante dos desafios econômicos e sociais enfrentados.

 

"O empreendedorismo desempenha papel fundamental no desenvolvimento econômico de qualquer país. No contexto brasileiro, isso se torna ainda mais relevante devido à sua capacidade de gerar soluções inovadoras para os problemas locais, estimular a concorrência saudável e impulsionar a criação de novos negócios. Com a pandemia de Covid-19 e seus impactos na economia, o fortalecimento do empreendedorismo se tornou uma peça fundamental na recuperação econômica do país", analisa Mazzei.

 

Ainda de acordo com o executivo, o fortalecimento do empreendedorismo não se dá apenas por meio da criação de novas empresas, mas também com a construção de uma rede de apoio e colaboração entre empreendedores. Os grupos de networking desempenham um papel essencial nesse aspecto. Em 2024, a necessidade de expandir e fortalecer essas redes se torna vital para fornecer um ambiente propício ao crescimento estruturado dos negócios.

 

"Os grupos de networking oferecem um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e contatos, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo entre empreendedores. Esses ambientes propiciam oportunidades para parcerias estratégicas, acesso a novos mercados, além de oferecerem suporte emocional e mentoria, essenciais para enfrentar os desafios do empreendedorismo", explica o presidente do Gerar.

 

Desafios e oportunidades

 

Apesar da importância dessas redes, a estruturação e a expansão dos grupos de networking no Brasil enfrentam desafios. A falta de acesso igualitário aos grupos de conexão, a concentração geográfica em determinadas regiões e a necessidade de diversificação são questões que demandam atenção.

 

Neste contexto, segundo Mazzei, é essencial que em 2024 sejam promovidas iniciativas que estimulem a criação e a consolidação de grupos de networking mais inclusivos e abrangentes, garantindo a representatividade de diferentes setores, regiões e perfis empreendedores. Além disso, investir em tecnologia para facilitar o acesso a essas redes, especialmente para empreendedores em áreas remotas, é crucial para garantir que todos tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento.

 

O fortalecimento do empreendedorismo no Brasil nos próximos 12 meses está intrinsecamente ligado ao crescimento estruturado dos grupos de networking. O estímulo à criação de empresas e à geração de novos negócios deve caminhar lado a lado com a consolidação de uma rede colaborativa e inclusiva entre empreendedores.

 

"Essa abordagem não apenas impulsionará a economia, mas também contribuirá para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável em todo o país, incluindo aí a região de Araçatuba, onde há grupos trabalhando neste sentido. É hora de investir não apenas em negócios, mas também nas conexões que impulsionam o crescimento empreendedor no Brasil", conclui Marcelo Mazzei.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »