AtaNews Publicidade 728x90
27/12/2023 às 14h58min - Atualizada em 27/12/2023 às 14h58min

Buscas pelo termo "clima São Paulo" aumentam em mais de 27,000% no último ano

Sob influência do fenômeno El Niño, onda de calor faz a temperatura na capital paulista atingir o recorde histórico de 37,8 °C em pleno mês de novembro e preocupa a população local

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Pessoas que moram ou visitam a cidade de São Paulo costumam partilhar o hábito de sair às ruas preparadas para as mais diversas variações de temperatura. Isso porque o tempo e sensação térmica variam frequentemente ao longo do dia. Mas, nos últimos anos, a percepção social aponta para mudanças intensas e abruptas de temperaturas, até mesmo para os padrões climáticos paulistanos.
 
Com base nas métricas dos tópicos mais pesquisados no Google, a Agência Conversion identificou um aumento exponencial no volume de buscas pelo termo “clima São Paulo” no intervalo dos últimos 12 meses. Em outubro de 2022 o quantitativo representava 18.100 pesquisas, e em outubro de 2023, por sua vez, a soma alcançou 5.000.000. Ou seja, um crescimento superior a 27,000%.
 
A elevação desse percentual coincide com a incidência do fenômeno climático El Niño. Desde junho deste ano, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um aquecimento superior a 3 °C do Oceano Pacífico Equatorial, surgiram anomalias climatológicas em todo o Brasil. No Sul tem-se a concentração de chuvas e inundações, no Norte e Nordeste situação de seca e no Sudeste e Centro-Oeste, longas ondas de calor.
 
Altas temperaturas
A capital paulista está entre as mais afetadas pelo El Niño. Só para exemplificar, de acordo com o Inmet, as temperaturas máximas registradas durante o mês de setembro foram 5 °C mais altas do que a média de toda série histórica da estação. Porém, no mês seguinte, o recorde atingido foi relativo ao volume de chuva. O acumulado na estação meteorológica convencional foi de 356,0 milímetros, o maior registrado em outubro, em 80 anos.
 
Apesar do aumento nas precipitações, o calor continuou presente em São Paulo. As três primeiras semanas de novembro foram especialmente quentes. Tanto que no dia 13 os termômetros bateram os 37,8 °C, temperatura considerada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) como a medida mais alta desde 2004. Neste mesmo dia, inclusive, a região da Vila Mariana atingiu os 39,5 °C.
 
Verão Paulistano
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que as influências do El Niño devem continuar até, pelo menos, meados de abril de 2024. Isso significa um perigo aumentado para os eventos climáticos com chuvas irregulares, incêndios florestais e picos de calor intenso durante o verão. O Inmet reforça o estado de alerta, sobretudo, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
 
Além do desconforto, as temperaturas mais quentes ameaçam a saúde. A depender da condição física do indivíduo, a exposição prolongada desencadeia tontura, dor de cabeça e outros sintomas negativos. Por isso, é preferível buscar alternativas seguras de lazer para evitar maiores riscos, como assistir a um filme ou série em uma TV 50 polegadas, no conforto de casa e, para se refrescar, aproveitar para tomar banhos gelados ao longo do dia.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »