AtaNews Publicidade 728x90
22/12/2023 às 14h37min - Atualizada em 23/12/2023 às 02h36min

CPTM fará obras na Linha 12-Safira para melhorar circulação entre Tatuapé e Brás

Trecho entre as estações Brás e Tatuapé ficará interditado para que sejam realizadas obras de 26 de dezembro até 25 de fevereiro

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/transporte-de-sp-instalara-novos-trechos-para-melhorar-a-circulacao-na-linha-12-safira/

A Linha 12-Safira da CPTM, uma das mais importantes vias de acesso da zona leste de São Paulo e região do Alto Tietê ao centro da capital paulista, terá uma importante mudança a partir do dia 26 de dezembro deste ano, na próxima terça-feira, que irá afetar a circulação dos passageiros até 25 de fevereiro de 2024.

O trecho entre as Estações Brás e Tatuapé será totalmente interditado para que sejam realizadas obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens nesta linha.

Além da instalação do equipamento, obras na rede aérea e outros sistemas de circulação também são necessárias, o que explica a necessidade da paralisação total da circulação no trecho.

“As melhorias feitas em toda a extensão da Linha 12-Safira já reduziram o tempo de viagem de 63 para 53 minutos, mas por conta das restrições nas proximidades da Estação Brás, as composições não conseguem circular em velocidade normal no trecho. Com o Travessão em X, essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

A CPTM acionou o Sistema Paese e a transferência na Estação Tatuapé com a Linha 3-Vermelha do Metrô estará liberada de forma gratuita durante todo o período de interdição e, junto com a Linha 11-Coral da CPTM que terá seus horários de pico estendidos, serão as alternativas mais rápidas aos passageiros para seguir viagem, visto que ambas atendem as duas estações, Brás e Tatuapé. Pela Linha 11-Coral o passageiro leva 6 minutos e pela Linha 3-Vermelha o passageiro leva 10 minutos até a Estação Brás.

Além disso, o passageiro também poderá seguir com ônibus entre Brás e Tatuapé, durante toda a operação comercial dos trens, a partir do dia 26 de dezembro. Esse trajeto nos horários de pico tem a estimativa de tempo de 50 minutos. O ponto de parada dos ônibus na Estação Brás será na Rua Domingos Paiva, nº 152. Já na Estação Tatuapé, os ônibus estarão na Rua Catiguá, Terminal Norte (em frente ao Shopping Boulevard).

O passageiro pode acessar o Sistema Paese gratuitamente, mas para que seja possível retornar ao sistema é preciso pegar uma senha nas estações após o desembarque do trem e antes da saída da estação. O comprovante será utilizado na entrada das estações para a garantia do novo acesso ao sistema.

A CPTM estará atenta aos resultados da interdição no fluxo de passageiros nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, e poderá adotar novas estratégias sempre visando minimizar o impacto no trajeto.

Travessão “X” do Brás
Os novos AMVs formarão um “X” permitindo que os trens da Linha 12-Safira utilizem quase simultaneamente as plataformas 6 e 7 da Estação Brás, melhorando a circulação no trecho entre Tatuapé e Brás. O equipamento, que além dos AMVs é formado por vários equipamentos de rede aérea, sinalização e via permanente, foi fabricado com exclusividade para a CPTM, atendendo todos os requisitos necessários para promover as melhorias esperadas aos passageiros.

Em julho de 2022 a CPTM realizou uma série de testes que demonstraram que a implantação dos novos AMVs ajudariam a melhorar a circulação deste trecho. Neste período, os trens chegavam e partiam apenas da plataforma 6. “O teste foi essencial para termos certeza da necessidade de implantação do X e os benefícios que ele traria”, explica Paulo Mota, Gerente de Circulação da CPTM.

Com o período de implantação definido com base na diminuição de 17% no número de passageiros transportados, a CPTM começou a preparar o terreno para mais essa complexa e importante obra de modernização: durante três domingos do mês de novembro o trecho já foi interditado, para novos estudos e até mesmo a movimentação dos primeiros equipamentos.

“No dia 26 de dezembro, as obras vão começar com força total. Será uma grande intervenção, que poderá gerar algum desconforto ao passageiro, mas garantimos que o benefício será evidente”, conclui o gerente.

A Linha 12-Safira possui 13 estações que atravessam a zona leste de São Paulo e municípios do Alto Tietê, ligando as estações Brás, no centro da capital paulista, à Estação Calmon Viana, no município de Poá. Em novembro de 2023 a linha transportou, em média, 266 mil pessoas por dia útil, pelos seus 39 quilômetros de extensão.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil quilômetros, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 quilômetros de extensão, dos quais 95 quilômetros estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57 da empresa. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post CPTM fará obras na Linha 12-Safira para melhorar circulação entre Tatuapé e Brás apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »