AtaNews Publicidade 728x90
16/11/2023 às 17h12min - Atualizada em 16/11/2023 às 17h12min

Deputados apresentam pedido de impeachment contra ministro de Lula que financiou despesas de viagem da esposa de traficante

O pedido foi assinado por 41 parlamentares e encabeçado pelo deputado Rodrigo Valadares (União-SE)

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Um pedido de impeachment foi protocolado na Câmara dos Deputados contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, por ele afirmar ter pago passagens e custos de hospedagem da dama do tráfico Luciane Barbosa de Farias em agendas do governo federal. 

O pedido foi assinado por 41 parlamentares e encabeçado pelo deputado Rodrigo Valadares (União-SE). 

Os deputados alegam que Almeida cometeu crime de responsabilidade ao “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”. 
Além de fazer uma tour pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com livre acesso aos seus secretários e ministros, a dama do tráfico teve seus custos e passagens pagos pelo Ministério dos Direitos Humanos do governo Lula (PT).

A informação foi divulgada pela própria pasta. De acordo com o ministério, a pasta arcou com custos de deslocamento para Brasília de todos os participantes do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), o que inclui a participação de Luciane.

Casada há 11 anos com o “criminoso número um” dos procurados da polícia amazonense, Luciane e seu marido – Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas – foram condenados em segunda instância por organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico. De acordo com o Ministério Público, Clemilson adquiriu seu poder econômico em função do tráfico de drogas. O procurador Mário Ypiranga Monteiro Neto, em um trecho de sua denúncia em 2018, elencou que o criminoso costumava penalizar impiedosamente seus devedores, “ceifando-lhes a vida sempre que os crimes em que se envolvem lhes tornam credor”.

O MP do Amazonas classificou Luciene como o “braço financeiro” dos empreendimentos criminosos de seu marido. Segundo o departamento, ela exercia “papel fundamental também na ocultação de valores oriundos do narcotráfico, adquirindo veículos de luxo, imóveis e registrando ‘empresas laranjas’.” Seu ofício rendeu-lhe a “confiabilidade da cúpula da Organização Criminosa ‘Comando Vermelho’”. Em dezembro de 2012, o casal apresentou bens de R$ 30 mil na declaração de Imposto de Renda.

Enquanto Tio Patinhas cumpre 31 anos de detenção no presídio de Tefé (AM), sua esposa, condenada há dez anos, recorre em liberdade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »