AtaNews Publicidade 728x90
16/11/2023 às 15h44min - Atualizada em 16/11/2023 às 15h44min

Check-up felino: quais exames seu gato precisa realizar anualmente?

Os animais de estimação também precisam manter seus exames de rotina em dia, especialmente após uma certa idade

assessoria de imprensa
Créditos: iStock
Você provavelmente já conhece a importância dos check-ups para a nossa saúde. Através desses exames de rotina, pode-se conferir se está tudo certo e diagnosticar possíveis problemas de forma precoce, permitindo iniciar um tratamento antes que eles evoluam para um quadro mais grave. Contudo, isso não se limita somente para humanos e também se faz essencial aos pets.

Quem tem um gatinho em casa também precisa se atentar a essa necessidade de realizar exames de rotina uma vez ao ano. Levá-los ao veterinário de tempos em tempos é parte desse processo, mas fazer os procedimentos solicitados pelo profissional garante outros tipos de cuidados. Existem muitas doenças que evoluem silenciosamente no organismo, então acaba sendo uma forma de proteger o seu bichinho.

Os exames solicitados em um check-up de gatos variam de acordo com a idade do felino. Antes dos 5 anos, os veterinários costumam pedir apenas os mais básicos: hemograma (capaz de detectar infecções, inflamações, anemia, parasitas, etc.), avaliação da função hepática (encontra qualquer doença relacionada ao fígado e aos rins) e glicemia (pode identificar doenças como diabetes).

A partir dos 5 anos, todos os exames citados se mantêm, mas é normal se tornar mais comum a solicitação de outros procedimentos adicionais, como ultrassonografia (avalia quaisquer alterações nos órgãos) e eletrocardiograma (identifica possíveis problemas no coração).

Após os 8 anos, são todos esses exames, com a única diferença de alguns serem solicitados com uma frequência maior, como os de função hepática, por exemplo.

Ainda existem alguns exames específicos que podem ser solicitados vez ou outra, principalmente quando o gato tem um estilo de vida mais solto e costuma passear pela vizinhança. Dentre eles, os principais são os sorológicos de FIV e Felv: o primeiro serve para diagnosticar a doença conhecida como “AIDS felina”, enquanto o segundo é específico para detectar qualquer sinal de leucemia.

Vale reforçar que esses exames são relacionados apenas ao cenário mais básico de saúde do seu gato. Caso alguma doença seja diagnosticada, será necessário realizar outros tipos de procedimentos com uma frequência variada, além de intensificar o acompanhamento com um profissional graduado na faculdade de medicina veterinária.

De qualquer forma, realizar esses exames ao menos uma vez por ano é a melhor forma de certificar que o seu pet esteja saudável e livre de quaisquer riscos que comprometam seu bem-estar e sua qualidade de vida. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »