AtaNews Publicidade 728x90
10/11/2023 às 10h03min - Atualizada em 10/11/2023 às 10h03min

Meteorologistas alertam sobre nova onda de calor extremo no interior de São Paulo

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta que abrange boa parte do interior do estado de São Paulo com perigo em potencial. Temperaturas devem chegar a 39ºC na segunda-feira (13). Confira dicas de como evitar a desidratação e diminuir a temperatura corporal.

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta abrange boa parte do interior do estado de São Paulo, assim como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Ainda de acordo com o Instituto, a situação é atípica e pode ser a mais intensa onda de calor do ano.

 As altas temperaturas são extremamente perigosas para a saúde. Com base nos seus atendimentos ao público idoso, ele explica como a desidratação pode ser uma das grandes causas de morte.

“Quando você é jovem, você tem, mais ou menos, 65% do seu corpo com líquido e 35% como matéria sólida. Na medida em que vamos envelhecendo, essa alteração vai se marcando, podendo chegar a apenas 50% de líquido e 50% de matéria sólida. Isso acontece com os idosos e, assim, ele esquenta mais rápido, desidrata mais rápido e passa mal mais rápido”, explica.

Uma das dicas mais importantes neste período de calor é ingerir muito líquido. “Uma coisa que eu sempre falo é: não espere sentir sede para tomar água! Você deve ir tomando água ao longo do dia. A garrafinha tem que ser sua companheira. Mesmo que não esteja com sede, você vai bebendo e criando hábito”, orienta o médico.

A desidratação apresenta alguns sintomas, como:
  • Urina amarela ou amarela escura;
  • Dores de cabeça repentinas;
  • Náuseas;
  • Maior irritabilidade;
  • Nos idosos, os sintomas podem ser ainda mais intensos, apresentando:

Dores abdominais;
  • Vômitos;
  • Cãibras musculares;
  • Descompensação de doenças crônicas;
  • Insuficiência cardíaca.
Além da água, outros líquidos como sucos naturais também podem ser consumidos de forma benéfica. “Nada de sucos de caixinha. Nada de refrigerantes. Isso não hidrata ninguém! De preferência água e sucos naturais. Se tiver que tomar um pouquinho gelado, não tem problema nenhum; isso ajuda a diminuir a temperatura corporal”,
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »