AtaNews Publicidade 728x90
19/10/2023 às 11h15min - Atualizada em 19/10/2023 às 11h15min

A importância da inovação na sociedade moderna

Francis Rodrigues
Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira

Precisamos falar de inovação, ainda mais hoje (19/10) quando se celebra o Dia Nacional da Inovação. Por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, a data foi instituída pela Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010, tendo sido criada com a finalidade de incentivar a inovação e crescente crescimento tecnológico, científico e intelectual em todos os campos de atuação profissional, contribuindo para o desenvolvimento da economia sustentável, competitiva e próspera do Brasil.

 

Trata-se de um conceito que desempenha um papel fundamental na evolução da sociedade, dos negócios e da tecnologia. No seu sentido mais amplo, a inovação se refere à introdução de algo novo ou melhorado, seja um produto, serviço, processo ou ideia, que traz benefícios significativos. Esta definição abrange várias formas de inovação, sendo que ela não se limita a gadgets brilhantes e produtos high-tech. Abrange a criação de soluções novas e mais eficientes para os desafios do nosso mundo em constante mudança. Pode ser incremental, como pequenas melhorias em produtos existentes, ou disruptiva, introduzindo algo radicalmente novo que pode transformar indústrias inteiras.

 

A inovação tecnológica, em particular, envolve a aplicação de conhecimentos científicos e técnicos para criar ou aprimorar produtos, processos e serviços. Está intrinsecamente ligada a nossa capacidade de resolver problemas, melhorar a qualidade de vida e impulsionar o progresso econômico. Tem sido uma força motriz por trás do avanço da sociedade. Desde a Revolução Industrial até a era digital, novas tecnologias têm transformado a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Elas melhoraram a eficiência, reduziram o trabalho manual, ampliaram o acesso à informação e simplificaram tarefas complexas.

 

Também é essencial para a competitividade econômica de um país. Empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) têm mais chances de permanecer relevantes no mercado global. Países que incentivam a inovação desfrutam de setores econômicos mais robustos e crescimento a longo prazo.

 

É igualmente fundamental para a resolução de problemas complexos. Desde a busca por fontes de energia renovável até a criação de tecnologias médicas de ponta, a inovação desempenha papel essencial na abordagem de desafios globais, como as mudanças climáticas e a saúde pública.

 

Tem ainda potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A medicina de precisão, por exemplo, permite tratamentos personalizados com base em informações genéticas, enquanto a automação pode simplificar tarefas domésticas e industriais.

De forma semelhante, desempenha missão importante na busca pela sustentabilidade. Tecnologias verdes e práticas de produção mais eficientes ajudam a reduzir o impacto ambiental das atividades humanas.

 

Lembremos que a inovação tecnológica expande o acesso à educação e à informação. A internet e dispositivos digitais tornaram o aprendizado mais acessível, independentemente da localização geográfica. E, como se não bastasse, pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão social, podendo proporcionar oportunidades econômicas a grupos sub-representados e melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiências.

 

Estou falando aqui de um motor de progresso que molda a sociedade moderna. A inovação melhora a qualidade de vida, impulsiona o crescimento econômico e nos ajuda a enfrentar desafios complexos. Dessa forma, na medida em que continuamos a fomentar a inovação tecnológica, é essencial manter equilíbrio entre progresso e bem-estar da humanidade.

 

*Francis Rodrigues é coordenador da comunidade de inovação e empreendedorismo Voti Valley


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »