AtaNews Publicidade 728x90
17/10/2023 às 17h54min - Atualizada em 17/10/2023 às 17h54min

Happy Holi: entenda as origens do festival das cores indiano

Marcando o início da primavera, o festival Holi é uma tradição milenar na cultura indiana que influenciou festividades brasileiras

Assessoria de imprensa
Créditos: iStock
O Festival Holi é uma festa típica indiana que acontece entre fevereiro e março, e festeja a chegada da primavera, a estação das flores e das cores. Dessa forma, também não faltam cores na festa, que utiliza pós coloridos para que as pessoas se pintem enquanto cantam e dançam nas ruas.
 
Além da primavera, o Holi também celebra o amor, a fertilidade e o triunfo do bem sobre o mal, caraterísticas explicadas pelas histórias de surgimento do festival que circulam na cultura e na história do povo indiano.
 
São duas as principais lendas de surgimento da festa. A primeira envolve uma disputa familiar entre o Rei Hiranyakashipu, que acreditava ser um deus poderoso, e seu filho, Prahlada, que se recusou a adorar o pai e seguia o deus hindu Vishnu. O rei e sua filha, Holika, possuídos pela raiva contra Prahlada, bolaram um plano para matá-lo.
 
O deus Vishnu, então, entrou em seu resgate e matou o rei e sua filha, coroando Prahlada como novo líder. O resultado da história foi o triunfo do bem sobre o mal, celebrado no Holi todos os anos.
 
Já os pós coloridos vieram da história de amor entre as deusas Krishna, de pele azul, e Radha, de pele clara. As divindades se apaixonaram, mas se preocupavam que a diferença de cores iria impedir que vivessem esse amor. Sendo assim, Radha começa a pintar sua pele com tintas coloridas para se parecer com Krishna e celebrar o amor.
 
Durante o Holi, as pessoas saem às ruas para festejar e se banhar do pó fino e colorido ao som de músicas tradicionais e muita dança. Por esse motivo, muitas pessoas entendem o Holi como o “Carnaval da Índia”, pela alegria e folia que ambos os feriados transparecem. Talvez por esse motivo as festas coloridas indianas chamaram tanto a atenção dos brasileiros, que incluíram o pó de diversas cores em festas e festivais de música de todo o país.
 
As tintas costumam ter as cores do arco-íris, e, para os hindus, cada uma das cores representa um significado importante para o povo. O verde, no hinduísmo, simboliza a vida e a alegria, enquanto o amarelo representa o conhecimento e o azul, a determinação, por exemplo.
 
Para curtir o Holi ou até mesmo uma das festas brasileiras que aderiram às tintas, o ideal é utilizar roupas de um tecido que não desbota fácil e que seja leve, afinal, o pó colorido pode ser difícil de remover. Uma dica também é hidratar pele e cabelo com óleo antes da festa para facilitar a remoção.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »