AtaNews Publicidade 728x90
28/09/2023 às 17h23min - Atualizada em 28/09/2023 às 17h23min

Luís Roberto Barroso é empossado como novo presidente do STF

Ministro tomou posse junto com Edson Fachin à Presidência e Vice-Presidência, respectivamente, do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça

Assessoria de imprensa
Luís Roberto Barroso — Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O ministro Luís Roberto Barroso assinou, na tarde desta quinta-feira (28), o termo de posse e é, oficialmente, o novo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2023-2025. O magistrado assumiu o lugar de Rosa Weber - que se aposenta na próxima segunda-feira (2) - junto com Edson Fachin no cargo de vice-presidência da Corte.

Em uma solenidade prestigiada, preparada para 1,2 mil convidados, com as principais autoridades políticas e jurídicas do país, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e de outros tribunais superiores. 

Como é a cerimônia
A solenidade de posse de Barroso foi aberta pela então presidente Rosa Weber. Em seguida, foi tocado o Hino Nacional, interpretado pela cantora Maria Bethânia. Rosa, então, fez a leitura do termo de compromisso para os cargos de presidente do STF e do CNJ, com assinatura do termo de posse.

Barroso e a Rosa Weber trocaram de lugar na bancada e o novo presidente, já empossado, passou a conduzir a cerimônia. Barroso repetiu o rito ao dar posse ao ministro Edson Fachin como seu vice na presidência do tribunal e do conselho. Na sequência, o decano (ministro mais antigo na Corte) Gilmar Mendes fez uma homenagem ao novo presidente. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »