AtaNews Publicidade 728x90
27/09/2023 às 09h59min - Atualizada em 27/09/2023 às 09h59min

Saiba quais são os cuidados essenciais com os pets em dias quentes

Temperaturas elevadas podem impactar a saúde dos animais, desde queimaduras até desidratação

Assessoria de imprensa
Créditos: iStock

O Brasil já está sendo atingido por uma forte onda de calor, que começou nesta segunda-feira (18). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), quase todo o país está em alerta laranja, quando as altas temperaturas já oferecem um risco à saúde. Para se ter uma ideia, existem regiões que podem atingir até 45°C.

 

Nesse sentido, os riscos dessas temperaturas elevadas não são exclusivos das pessoas. Animais de estimação também sofrem quando os termômetros atingem temperaturas mais intensas. Então, se você tem um pet em casa, confira as seguintes dicas para mantê-lo refrescado e saudável.

 

Fique atento aos sinais 

Quando o ser humano é exposto ao calor, imediatamente começa a suar. No entanto, com o corpo de cães e gatos, é diferente. Eles ficam mais ofegantes, e os casos podem evoluir para quadros graves se não forem tratados da forma correta. Se os animais estiverem procurando lugares mais gelados da casa, ajude eles a se refrescarem.

 

É importante disponibilizar água fresca e nova sempre, sendo recomendado adicionar uma pedra de gelo no pote para resfriá-la mais. Se puder, ligue ventiladores ou ar-condicionado. Tapetes gelados também são ótimas opções para os pets se refrescarem. Dar banho de mangueira e deixar animais de porte maior na piscina é permitido, desde que eles gostem de água. Mas, depois, é preciso secar normalmente.

 

Queimadura nas patas

Não caminhe com o animalzinho nos períodos em que o calor é mais intenso, ou seja, entre 12h e 14h. Sapatinhos não devem ser usados. Então, o ideal é fazer o passeio no início da manhã, o mais cedo possível, ou no fim da tarde. Basta apenas aferir a temperatura do chão para reduzir os riscos de queimaduras.

 

Cuidado com a pele

Os pets também sofrem com o câncer de pele. A doença é silenciosa e surge como manchas quando a exposição ao sol é exagerada. Para evitar que isso aconteça ou até mesmo para tratar, compre e passe no animalzinho um protetor solar.

 

Apesar de essas dicas serem úteis, nunca tome essas decisões sozinho. Procure sempre um especialista para orientá-lo; há até a possibilidade de consultas online, nas quais você pode optar por profissionais graduados na faculdade de medicina veterinária em Curitiba, São Paulo ou em qualquer outra cidade do país. Assim, o pet terá um acompanhamento especializado para decidir as medidas mais adequadas para o organismo dele.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »