AtaNews Publicidade 728x90
19/09/2023 às 09h34min - Atualizada em 19/09/2023 às 09h34min

GS Inima SAMAR forma 23 mulheres encanadoras em segunda edição de curso

Projeto teve início no ano passado e é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba

Assessoria de imprensa
A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, formou, nos dias 12 e 13 de setembro, 23 novas mulheres encanadoras. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a empresa realizou a segunda edição do curso de Encanador para Mulheres com técnicas e orientações para reparos básicos de vazamentos.

O objetivo do curso é capacitar as mulheres para que possam identificar vazamentos em casa e realizar os reparos necessários, como troca de carrapeta de torneiras, troca de bomba da caixa d’água, consertos rápidos em canos, entre outros. O curso também possibilita que elas prestem serviços para terceiros, gerando uma fonte extra de renda.

 Este ano, o curso foi dividido em duas turmas com aulas teóricas e práticas, somando 4 horas de duração, cada.  Na primeira etapa, as participantes conheceram o processo de tratamento de água em Araçatuba, com informações sobre a GS Inima SAMAR e as estações de tratamento existentes na cidade. Em seguida, foram abordados os tipos de vazamentos que podem ocorrer em uma casa e como identificá-los.

Na segunda etapa, as alunas tiveram acesso às mais diferentes peças hidráulicas disponíveis no mercado. Elas foram convidadas a vedarem roscas, cortar canos, manusear ferramentas etc. Além disso, aprenderam a como consertar um cano com vazamento e a identificar uma bomba de caixa d’água com problema.

Assim que a aula começou, a aposentada Marlene Rosseto da Silva quis se informar sobre a técnica de identificar um vazamento com a ajuda de um copo de água. “Quero muito saber se realmente funciona para poder aplicar em casa”, disse. Assim que o curso terminou e o teste do copo de água deu certo, Marlene estava empolgada. “Superou minhas expectativas. Eu já faço algumas coisas em casa, já instalei aspersores, mas aqui aprendi a técnica certa para algumas situações. Foi muito bom”, comentou.

A diarista Susana da Silva esteve atenta durante todo o curso. “Eu estava ansiosa, vim com a ideia de aperfeiçoar o que já sei. Agora quero muito fazer um curso profissionalizante nesta área”, afirmou.

Ao final do curso, as participantes receberam certificado e um kit com peças, como lixas, pedaço de cano soldável, luvas, serra, fita veda rosca e cotovelo. 

Iniciativa gratuita

O curso de Encanador para Mulheres é gratuito e destinado principalmente às mulheres de baixa renda que dependem de programas sociais da Prefeitura, Estado ou Governo Federal. Por isso, desde o ano passado, é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, que faz as inscrições das interessadas nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, que atendem na periferia da cidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »