AtaNews Publicidade 728x90
21/08/2023 às 16h06min - Atualizada em 21/08/2023 às 16h06min

Sete estados serão mais afetados por onda de calor

Temperaturas acima dos 40ºC em diversas regiões do país

Assessoria de imprensa
Uma onda de calor está prevista para esta semana de agosto, podendo gerar recordes históricos, e sete estados serão mais afetados, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor e seca em agosto são características típicas das regiões Centro-Oeste, interior do Nordeste, centro-sul da Região Norte. O esperado é que além do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro também sejam afetados e possam quebrar recordes históricos previstos pelo Inmet.
A expectativa é que as temperaturas máximas estejam próximas ou acima de 40ºC, sendo o Centro-Oeste e o Sudeste as regiões que devem sofrer o pior cenário da onda de calor, entre a quarta-feira (23/8) e quinta-feira (24/8).

Nos dias próximos, está prevista a chegada de uma onda de frio na região Sul, e as temperaturas devem voltar a cair em todo o país, podendo levar temporais isolados às regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Onda de calor
O fenômeno El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ocorre a cada cinco e sete anos, e afeta diversos países – entre eles, o Brasil. O El Niño contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso. Com o aquecimento global, os impactos nas temperaturas tendem a aumentar.

O aquecimento global, que pode intensificar o El Niño, é causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças a ações de intervenção humanas, relacionadas à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS/RS) recomenda os seguintes passos para lidar com as ondas de calor: proteção contra o Sol e o calor (usar chapéus, evitar exposição, roupa solta); hidratação (evite bebidas alcoólicas e ingira mais água); permanecer de 2h a 3h em ambiente fresco; facilitar a circulação do ar em casa. Em caso de mal estar durante o período, procure ajuda de pessoas próximas ou centros de saúde.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »