AtaNews Publicidade 728x90
20/08/2023 às 14h29min - Atualizada em 20/08/2023 às 14h29min

Morre Emílio, gambá obeso que era mantido em cativeiro e tinha perfis em redes sociais

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) confirmou a morte do gambá Emílio, nessa sexta-feira (18). Ele ficou reconhecido nas redes sociais, onde acumulava mais de 150 mil seguidores, como “gambá influencer”. Segundo o Ibama, Emílio morreu dormindo no dia 29 de julho.

O gambá estava no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para tratamento, desde o dia 7 de julho, quando foi resgatado pela Brigada Militar. O animal vivia em cativeiro, na casa de uma família em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O corpo do gambá foi levado para a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para necropsia. Segundo o Ibama, os resultados dos exames apontaram como causa da morte uma parada cardíaca, em razão do seu frágil estado de saúde.

Durante sua permanência no Cetas, Emílio precisou passar por fisioterapia e acupuntura após exames apontarem lesões nas patas traseiras, hérnia de disco, alteração renal, aumento do fígado e alteração pulmonar no animal.

A analista ambiental do Ibama Fernanda de Azevedo Liborio informou que as lesões provavelmente foram causadas pelas condições inadequadas em que o animal era supostamente mantido.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »