AtaNews Publicidade 728x90
10/08/2023 às 23h54min - Atualizada em 10/08/2023 às 23h54min

InpEV divulga Semana do Campo Limpo em Araçatuba

Suzy Faria
Assessoria de Comunicação
Divulgação/Câmara de Araçatuba/Angelo Cardoso
Araçatuba contará pela primeira vez, neste ano, com uma semana de atividades de conscientização sobre o descarte ambientalmente correto de embalagens vazias de agrotóxicos. A Semana Municipal do Campo Limpo, instituída pela Lei 8.531/2022, será realizada entre os dias 14 e 18 de agosto.

A programação foi divulgada na última segunda-feira (07/08), durante a Tribuna Livre da 22ª Sessão Ordinária do ano, por Cesar Augusto Santana, gestor de central do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

Segundo ele, ao longo da semana, serão realizadas palestras sobre educação ambiental em escolas da rede municipal de ensino e coletas itinerantes. O Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado anualmente em 18 de agosto, encerrará as atividades abrindo as portas das centrais de recebimento de embalagens vazias para visitação pública.

“Para nós, essa data, Dia Nacional do Campo Limpo, tem um significado muito especial, pois comemoramos os excelentes resultados alcançados pelo Programa Brasileiro de Destinação de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, um programa que há 21 anos coloca o Brasil como referência mundial no setor de logística reversa”, afirmou Santana.

De acordo com o gestor, 93% das embalagens plásticas colocadas no mercado recebem a destinação correta pós-consumo. “Atingir esse patamar de eficiência só é possível graças ao envolvimento de cada um dos elos dessa cadeia: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público, que juntos colocam em prática as responsabilidades definidas pela Lei 9.074, de 2000”, avalia o representante do InpEV.

Em funcionamento desde março de 2002, o InpEV é uma entidade sem fins lucrativos que reúne mais de 260 empresas fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor com o intuito de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos.

Em 21 anos de operação, as 400 unidades fixas de recebimento espalhadas pelo país, aliadas às coletas itinerantes, receberam mais de 700 mil toneladas de embalagens vazias, quantidade que evitou a emissão de quase 974 mil toneladas de gás carbônico.

Outra contribuição do InpEV é com a educação ambiental. “O nosso programa de educação ambiental Campo Limpo já alcançou 2,1 milhões alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma boa prática de disseminação dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, anunciou Santana.

Em Araçatuba, a central do InpEV está localizada na rua Walter Luís Casteletto, 513, no Parque Industrial Maria Isabel Piza de Almeida Prado. O telefone para contato é o (18) 99611-0912.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »