AtaNews Publicidade 728x90
20/07/2023 às 00h37min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h37min

Defesa Civil alerta para baixo índice de umidade relativa do ar, no interior do Estado

Cidades do noroeste paulista podem atingir níveis críticos por causa da baixa umidade relativa do ar, chegando a 17%

Portal do Governo
A umidade relativa do ar deve variar entre 17% e 20%, em algumas regiões do Estado de São Paulo, principalmente a faixa noroeste do interior, nesta quinta-feira (20) até segunda-feira (24), segundo levantamento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado.

Na região de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, a umidade relativa do ar pode chegar a casa dos 17%, entrando em alerta e atingindo níveis críticos, prejudicando a qualidade do ar e aumentando o risco para incêndios. Já na região de São José do Rio Preto, a umidade relativa do ar fica entre 19% e 20%.

De acordo com o meteorologista do CGE, Vitor Takao Suganuma, o baixo índice de umidade relativa do ar é uma característica predominante desta época do ano, onde não há entrada de ar úmido em direção ao centro do continente. “Um dos motivos para não ocorrer essa entrada de umidade se dá por conta das condições climáticas, que atuam sobre o continente e não tem “força” o suficiente para adentrar até regiões centrais, sendo o extremo noroeste do estado uma delas. Assim, com essa falta de umidade no ar, e o aumento de incidência solar que é natural em dias que não chove, a umidade relativa do ar tende a cair mesmo no período da tarde”.

Por isso, diante deste cenário, é importante que durante esse período todos se hidratem, bebam bastante água e se protejam do sol. Evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz. Não descarte bitucas e brasas onde há vegetação e não coloque fogo em terrenos, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »