AtaNews Publicidade 728x90
22/06/2023 às 08h39min - Atualizada em 22/06/2023 às 08h39min

GS Inima SAMAR inaugura nova estação de tratamento de água que teve investimentos de R$ 48 milhões

A ETA Baguaçu trata 2 milhões de litros por hora e abastece 100 mil habitantes

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação

A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto de Araçatuba, inaugurou nesta quarta-feira (21 de junho) a maior obra do saneamento básico da história do município. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Baguaçu teve um investimento de R$ 48 milhões e possui capacidade para abastecer 100 mil habitantes (50% da população de Araçatuba).

 

O evento de inauguração foi realizado ao lado da nova ETA e reuniu autoridades da GS Inima Environment, que tem sede mundial na Espanha, GS Inima Brasil, Prefeitura Municipal, Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Câmara Municipal, órgãos estaduais, além de colaboradores, parceiros e fornecedores.

 

A CEO da GS Inima Environment, Marta Verde Belázquez, viajou da Espanha para acompanhar a inauguração. “Tenho um orgulho especial do trabalho que estamos realizando aqui no Brasil. Os colaboradores da GS Inima Brasil são muito importantes para nós, sem eles não seria possível chegar aonde estamos agora. A GS Inima Brasil corresponde a 50% do nosso mercado mundial e é onde o grupo tem buscado incessantemente a sustentabilidade por meio da excelência dos serviços e da inovação tecnológica”, disse a executiva. “Aqui, em Araçatuba, temos a oportunidade de mostrar, na prática, a nossa responsabilidade ambiental investindo no aumento da nossa segurança operacional e nos preparando para o futuro”, completou ao mencionar a entrega e início de operação da ETA Baguaçu.

 

Para o CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira, a nova Estação de Tratamento de Água vem para confirmar a excelência operacional dos serviços prestados na cidade. “Quando assumimos a SAMAR, em 2016, o desafio era a renovação dos sistemas e a manutenção da qualidade. Hoje, alcançamos a excelência operacional e tenho orgulho em dizer que temos conseguido performar, inovar e nos tornar uma empresa cada vez mais sustentável”, afirmou.

 

Desde que assumiu o serviço de abastecimento de água de Araçatuba, a GS Inima SAMAR conseguiu reduzir de 44% para 28% o volume de perdas de água tratada, por meio do trabalho da setorização que divide a cidade em micro setores, permitindo uma gestão mais eficiente do abastecimento de água. “A setorização tem muito por fazer e nossa meta é reduzir ainda mais este número”, informou o CEO da GS Inima Brasil.

 

Segundo o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, com a inauguração da ETA Baguaçu o sistema de abastecimento de água de Araçatuba foi renovado. “Essa nova estação veio para substituir as duas primeiras, assim, teremos capacidade suficiente para levar água para 100 mil habitantes e produzir 2 milhões de litros de água por hora. É a maior obra de saneamento básico do município e que superou todos os desafios da pandemia”, lembrou.

 

O prefeito Dilador Borges destacou a qualidade do serviço prestado pela GS Inima SAMAR. “A concessionária está à frente do compromisso contratual para trazer satisfação à nossa população.  Grandes investimentos foram feitos, como o secador de lodo, que é o único no Brasil, e isso traz uma garantia e confiança à nossa parceria”, comentou.

 

Inovação e modernidade

A ETA Baguaçu possui um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) que, além de acompanhar todo o processo de tratamento, também monitora a distribuição de água por meio das adutoras e centros de reservação espalhados pela cidade. Com todos os processos e controles automatizados há um menor consumo de produtos químicos e energia, além da redução na possibilidade de falhas durante todo o processo de tratamento. O CCO vai controlar ainda, no futuro, o sistema de esgotamento sanitário de Araçatuba, que figura hoje no ranking ABES das cidades melhor saneadas do Brasil, com cobertura de 100% de serviços de água e de esgoto.

 

Na nova estação, o lodo que resulta do processo de tratamento de água também é reaproveitado. Depois de passar por adensadores e centrífugas, 80% do lodo voltam em forma de água à entrada da estação para novo tratamento, poupando significativamente os recursos hídricos da região. A qualidade da água é monitorada durante todo o processo de produção, sendo que, a cada mês, são feitas mais de mil análises de amostras coletadas na própria estação e em imóveis de diferentes bairros. Ainda fazem parte do sistema de água de Araçatuba, o complexo Tietê, responsável pelo abastecimento de 41% dos habitantes, além de dois poços profundos (9%).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »