AtaNews Publicidade 728x90
21/06/2023 às 13h23min - Atualizada em 21/06/2023 às 13h23min

GS Inima SAMAR inaugura a maior obra do saneamento da história de Araçatuba

Nova estação de tratamento de água, ETA Baguaçu, tem capacidade para abastecer 100 mil habitantes e produzir 2 milhões de litros de água por hora

Assessoria de imprensa

A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto do grupo GS Inima Brasil, inaugura a maior estação de tratamento de água da história de Araçatuba. Com investimento de R$ 48 milhões, a ETA Baguaçu tem capacidade para produzir 2 milhões de litros de água por hora e atender a 100 mil habitantes (o que corresponde a 50% da população). A obra, iniciada em 2020, superou os desafios da pandemia e garantirá segurança hídrica para o município.

 

A nova ETA Baguaçu inaugurada hoje (21/06),  contou com a presença de Marta Verde, CEO global da GS Inima Environment, Paulo Roberto Oliveira, CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima SAMAR, do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, do diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, do comissário-geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Marcio Saito, representantes do Governo do Estado, entre outras autoridades.

 

A ETA Baguaçu possui um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) que, além de acompanhar todo o processo de tratamento, também monitora a distribuição de água por meio das adutoras e centros de reservação espalhados pela cidade. Com todos os processos e controles automatizados há um menor consumo de produtos químicos e energia, além da redução na possibilidade de falhas durante todo o processo de tratamento. O CCO vai controlar ainda, no futuro, o sistema de esgotamento sanitário de Araçatuba, que figura hoje no ranking ABES das cidades melhor saneadas do Brasil, com cobertura de 100% de serviços de água e de esgoto.

Na nova estação, o lodo que resulta do processo de tratamento de água também é reaproveitado. Depois de passar por adensadores e centrífugas, 80% do lodo voltam em forma de água à entrada da estação para novo tratamento, poupando significativamente os recursos hídricos da região.

A qualidade da água é monitorada durante todo o processo de produção, sendo que, a cada mês, são feitas mais de mil análises de amostras coletadas na própria estação e em imóveis de diferentes bairros. Ainda fazem parte do sistema de água de Araçatuba, o complexo Tietê, responsável pelo abastecimento de 41% dos habitantes, além de dois poços profundos (9%).

 

“Inovação e sustentabilidade fazem parte dos valores da GS Inima Brasil. Essas duas características estão no DNA da ETA Baguaçu, planejada e construída para garantir que Araçatuba seja sempre abastecida com água de qualidade”, pontua o CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira.

 

A nova estação de tratamento de água substituirá duas estações obsoletas e que já são incapazes de acompanhar a evolução dos processos em termos de tratamento eficiente de água. “Até a inauguração da ETA Baguaçu, trabalhávamos com duas estações muito antigas, inauguradas na década de 30 e de 60. Agora, com a nova estação, contaremos com as melhores tecnologias de controle de qualidade de água tratada e distribuída”, explica o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

 

A ETA Baguaçu atende às normas mais atuais de segurança e possui um espaço reservado para Educação Ambiental e treinamentos. As visitas de estudantes serão retomadas após a inauguração para que seja possível demonstrar na prática a importância do consumo consciente de água e sua preservação.

 

Inovação

A inovação voltada para a preservação do meio ambiente faz parte da história da GS Inima SAMAR que acaba de inaugurar Usina Fotovoltaica (UFV) Ipanema, capaz de produzir, a partir da captação de energia solar, 852 megawatts de energia elétrica por ano. Isso quer dizer que a maior usina de energia limpa em área urbana do Brasil vai diminuir a emissão de mais de cinco mil toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera.

 

Em 2021, a GS Inima SAMAR implantou um secador solar do lodo do Brasil produzido na Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu com capacidade para reduzir em 90% o resíduo encaminhado para o aterro sanitário.

 

“Esta ETA é mais um marco na evolução dos serviços de saneamento de Araçatuba, cuja excelência operacional conseguiu reduzir o índice de perdas de água tratada de quase 44%, em 2011, para 28%,” diz Paulo Roberto Oliveira. “Afinal, nossa missão no grupo GS Inima é trabalhar na construção de um futuro global sustentável, cuidando do ciclo integral da água por meio da prestação de serviços de saneamento”.

 

Sobre a GS Inima Brasil                    

O grupo GS Inima Brasil faz parte da operação mundial da GS Inima Environment, empresa espanhola controlada pelo Grupo GS E&C, o quinto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul. Atuando desde 1995, a GS Inima Brasil comanda, há quase 30 anos, as operações de prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário em Ribeirão Preto. Também presta serviços de água e esgoto nos municípios de Araçatuba, Luiz Antônio, Paraibuna,  Santa Cruz das Palmeiras e Santa Rita do Passa Quatro (SP), Maceió (AL) e Ouro Preto (MG). Especializada na gestão integral da água, a GS é líder no segmento de tratamento de água para o setor industrial no Brasil. Atualmente, o grupo GS Inima Brasil atende a uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas, tratando cerca de 3,8 milhões de litros de água por segundo em 14 operações.

 

Sobre a GS Inima Environment

A GS Inima Environment está presente em 10 países e conta com operações na África, Ásia, Europa e Continente Americano. Com expertise em captação e potabilização de água, a GS Inima Environment atua em processos de dessalinização da água do mar, tratamento de água e de esgotos domésticos, na produção de água de reuso para a indústria e tratamento de águas e efluentes industriais, se destacando no cenário mundial pela ampla capacidade tecnológica para atuar em todo o ciclo da água. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »