AtaNews Publicidade 728x90
21/06/2023 às 13h41min - Atualizada em 21/06/2023 às 13h41min

Febre maculosa é tema de requerimento aprovado na 20ª Sessão

Febre maculosa é uma bactéria transmitida pela picada do carrapato

Suzy Faria
Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Angelo Cardoso
Os vereadores de Araçatuba aprovaram seis requerimentos de informações oficiais na última segunda-feira (19/06), durante o Grande Expediente da 20ª Sessão Ordinária do ano. Casos de febre maculosa estão entre os questionamentos feitos à Prefeitura.

A solicitação é de autoria do vereador João Moreira (PP) e tem como base as cinco mortes já registradas neste ano no Estado de São Paulo em virtude da doença, transmitida por carrapatos encontrados em animais de grande porte, como as capivaras.

João Moreira quer saber se a Secretaria Municipal de Saúde já registrou casos de febre maculosa na cidade, se têm sido realizadas campanhas de orientação da população quanto aos sintomas e cuidados devidos, se os médicos da rede municipal de saúde tem acesso fácil e rápido ao protocolo clínico da doença e se há medicamentos em quantidade suficiente no caso de epidemia.

O vereador quer saber ainda quais medidas estão sendo adotadas para combater os carrapatos nos locais que apresentam risco de contaminação, como trilhas ecológicas e margens de rios.

BALANÇO -
Os demais requerimentos aprovados na 20ª Sessão tratam de transporte de pessoas com deficiência, falta de médicos nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, sistema de estacionamento rotativo, evento cultural e prontuário clínico dos pacientes atendidos na rede municipal de saúde.

O vereador Lucas Zanatta (PL) voltou a questionar a Prefeitura sobre os problemas enfrentados por pessoas com deficiência acima dos 30 anos de idade, que continuam sem transporte para atendimento na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba.

O vereador Arlindo Araujo (MDB) pergunta sobre a falta de médicos pediatras e ginecologistas nas UBS's da cidade, o que tem aumentado a demanda do Pronto-Socorro Municipal.

O vereador Luís Boatto (MDB) solicita informações complementares a respeito do contrato do sistema de estacionamento rotativo, que foi prorrogado no último mês. O parlamentar quer saber quais os valores repassados pela zona azul à Assistência Social, quais os projetos contemplados com a porcentagem legal de recursos arrecadados e qual a justificativa jurídica para o aditamento do contrato.

Boatto também é autor de solicitação sobre o “Festival da Boa Vizinhança”, realizado no último dia 11 de junho com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O vereador pergunta em que consistiu tal apoio, quais as estruturas públicas utilizadas no evento, se houve valor investido na festa e pede cópia de todos os comprovantes.

Ainda na 20ª Sessão Ordinária, o plenário aprovou requerimento do vereador Arnaldinho (Cidadania) referente a anotações nos prontuários dos pacientes atendidos na rede municipal de saúde. O parlamentar quer saber sobre o registro das respostas a perguntas protocolares realizadas no início dos atendimentos, tais como se o paciente é alérgico a algum tipo de medicamento, se possui comorbidade e qual seu tipo sanguíneo.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, a Prefeitura tem 15 dias para responder aos questionamentos. O prazo pode ser prorrogado por mais 15 dias se houver necessidade e autorização do plenário.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »