AtaNews Publicidade 728x90
07/06/2023 às 16h44min - Atualizada em 07/06/2023 às 16h44min

Lula vai trocar informações sigilosas com a Venezuela

Inteligência venezuelana tem ligações com o regime de Cuba e do Irã

Assessoria de imprensa
Lula se comprometeu com Maduro a trocar informações sigilosas com a Venezuela | Imagem: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, assinaram o compromisso de trocar informações sigilosas entre os serviços de inteligência dos dois países.

O petista e o ditador divulgaram uma declaração conjunta. No material, eles listam uma série de metas no restabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Venezuela. No item 38, acordo aborda a “necessidade de aumentar a articulação dos órgãos de inteligência e fortalecer as redes de informação dos dois países”.

Ex-presidente da Colômbia denunciou espionagem da Venezuela


Maduro teria se aproveitado de retorno das relações com a Colômbia para fazer espionagem, aponta ex-presidente colombiano | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-presidente da Colômbia, Iván Duque disse que a ditadura de Maduro está fazendo espionagem no país desde que as relações com a Venezuela foram retomadas, no governo do atual presidente Gustavo Petro. Segundo ele disse num evento em Washington (EUA), o objetivo de Caracas é obter informações sigilosas para exercer pressão.

“O que chamam de cooperação da Direção Nacional de Inteligência da Colômbia com a inteligência da Venezuela é para facilitar as operações de espionagem da Venezuela na Colômbia”, disse Duque.

Outro ponto preocupante apontado pela Gazeta do Povo no compromisso do presidente Lula em trocar informações com a Venezuela é que os serviços de inteligência da ditadura venezuelana têm ligações com outros regimes. Caracas tem, por exemplo, acordos similares com Cuba e Irã.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »