AtaNews Publicidade 728x90
05/06/2023 às 18h03min - Atualizada em 05/06/2023 às 18h03min

Comissão especial percorre áreas de aumento de vegetação no rio Tietê

Carlos Demarchi
Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Araçatuba/Angelo Cardoso
A comissão especial de vereadores criada para buscar soluções relacionadas ao aumento excessivo de vegetação nas águas do rio Tietê realizou atividades na última sexta-feira (2/6). O grupo percorreu cerca de 30 quilômetros de extensão do rio no município de Araçatuba para verificar o problema existente na região.

A comissão é formada pelos vereadores Nelsinho Bombeiro (PV) – presidente, Gilberto Batata Mantovani (PL) e Dr. Jaime (PSDB). Com um barco, os parlamentares da comissão partiram do antigo Clube Veleiro e seguiram até onde deságua o ribeirão Baguaçu. Na sequência, percorreram pelo outro lado da margem do rio até a Prainha Municipal, passando por área de condomínios. Para finalizar o roteiro, o grupo foi até as pontes dos córregos Lafon e Azul. O aumento de vegetação foi constatado apenas no córrego Lafon.

Segundo o presidente da comissão especial, vereador Nelsinho Bombeiro (PV), a extensa área de vegetação é preocupante. “É uma situação que nos deixa bem assustados porque é uma vegetação que se desloca com o vento e existem pontos com um acúmulo muito grande de vegetação. Nas proximidades da ponte que vai para Santo Antônio do Aracanguá tem uma extensão que acredito dar uns 10 mil metros quadrados de vegetação encostada”, comentou o parlamentar.

A comissão registrou imagens das áreas visitadas e coletou amostras da água, que serão encaminhadas para análise. O grupo quer saber os impactos da vegetação para a comunidade ribeirinha e para a navegação em geral. “Nós não sabemos se essa vegetação trouxe algum prejuízo para a qualidade da água ou de contaminação na carne do peixe. Então com isso nós estamos contando com o apoio do Unisalesiano que colocou a equipe à disposição para nos apoiar, avaliar e fazer estudos sobre a água e o peixe”, explicou o presidente da comissão especial.

A próxima atividade do grupo será a realização de um fórum na Câmara de Araçatuba que contará com a participação de autoridades executivas e legislativas da região do Baixo Tietê e de um palestrante da cidade de Barra Bonita que está analisando o impacto do aumento desse material vegetal. Serão convidados para o evento profissionais da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), da secretaria municipal de Meio Ambiente e do Departamento Hidroviário.

A comissão especial tem o prazo de até 180 dias para concluir os trabalhos e apresentar um relatório ao Plenário.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »