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23/05/2023 às 14h11min - Atualizada em 23/05/2023 às 15h16min

Da Biologia para aulas de Gastronomia: Como uma mudança fez a ex-professora faturar mais de R$100 milhões 

Lucilaine Lima, 41 anos, teve uma trajetória de superação rumo ao sucesso do Instituto Gourmet

SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins
Lucilaine Lima, 41 anos, resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para dar aulas de gastronomia, em 2014. Ela investiu R$ 180 mil e criou o Instituto Gourmet, em Serra (ES). Na época, Lucilaine cuidava desde o material didático e aulas, até da organização, finanças e limpeza da escola. Em pouco tempo, a procura pela escola foi aumentando e mostrando seu potencial de mercado.
Com muita dedicação, Lucilaine se tornou referência na região e com a alta qualidade de seus produtos, seus clientes questionavam seus segredos culinários, foi quando então resolveu repassar as informações que tinha transformando suas receitas em um negócio de sucesso.
Percebendo o entusiasmo e a proporção que as aulas estavam tomando, Robson Fejoli, marido de Lucilaine, sugeriu que eles abrissem um lugar exclusivo para as aulas.
“Eu via que não existia no Brasil um modelo de negócios exatamente igual ao meu. Tem coisas parecidas (Técnico, faculdade ou um cursinho básico). Mas nada como o nosso que é para profissionalizar, colocar no mercado rapidamente, fazer empreender. E a gente viu essa oportunidade”, conta Lucilaine.
Nunca se ensinou e se aprendeu tanto sobre gastronomia como nos últimos tempos. Escolas, cursos e aulas virtuais que envolvem a arte de cozinhar e servir bem têm oferecido tanto cursos profissionalizantes quanto aqueles procurados por hobby.
A procura pelos cursos aumentou no ano passado por causa da crise econômica. “Muitas pessoas perderam o emprego e precisavam buscar outra fonte de renda, e como gostavam de cozinhar, resolveram investir na área.”
Hoje, 9 anos após seu lançamento no mercado a rede comemora a consolidação no mercado e números expressivos. Em 2022, o faturamento da rede superou a marca histórica de R$ 100 milhões, um crescimento de mais de 25%. Para 2023 a marca tem como expectativa manter essa proporção.
De acordo com Robson Fejoli, CEO do Instituto Gourmet, o ano passado trouxe oportunidades e novos mercados. Com oportunidades surgindo em cidades do interior, veio a inspiração para um novo modelo de negócios, o modelo slim, que conta com uma cozinha didática.
A idéia é levar o formato reduzido que vai demandar um investimento inicial a partir de R$190 mil para cidades de até 100 mil habitantes. O modelo slim, tem potencial para corresponder a 50% das franquias negociadas pela marca.

Franquia custa a partir de R$ 190 mil
A empresária começou a comercializar o modelo slim este ano. Confira os dados, para abrir uma unidade:
Investimento inicial: R$ 193.000 (taxa de franquia e o capital de giro)
Faturamento médio mensal: R$ 55.000
Prazo de retorno: 19 meses

Sobre Instituto Gourmet 
Instituto Gourmet, rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, possui diversos cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Com investimento a partir de R$190 mil, o Instituto Gourmet possui mais de 150 franquias em todo país. Os cursos unem a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby. Com mais de 25% de crescimento, a rede superou em 2022 a marca histórica de R$100 milhões em faturamento. 
 
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