AtaNews Publicidade 728x90
05/05/2023 às 11h22min - Atualizada em 05/05/2023 às 11h22min

Audiências públicas para LDO e LOA 2024 se encerram em Araçatuba; Thathilândia também participa

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba realizou, na noite de quarta-feira (3), a segunda e última audiência pública presencial Participação Popular, com moradores, lideranças comunitárias, autoridades de vários segmentos e membros de conselhos municipais, que contribuirá para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2024, assim como as consultas públicas que já estão sendo feitas através do site www.pparacatuba.com.br .

Durante a reunião, realizada na Estação Cidadania, bairro Jardim Atlântico, representantes da sociedade civil fizeram suas sugestões de melhorias relacionadas à segurança, meio ambiente e limpeza pública, transporte, segurança nas escolas, oportunidade de trabalho e geração de renda, iluminação pública, asfalto e benfeitorias para esporte e lazer nos bairros. Todas as participações foram registradas para posteriores providências e encaminhamentos.

As reuniões foram coordenadas pela equipe de servidores da Secretaria Municipal de Participação Cidadã.

Além das reivindicações, líderes comunitárias e agentes de vários bairros descreveram ações que realizam em suas localidades, que incluem atividades organizadas entre moradores para arrecadação e doação de alimentos e gêneros diversos, reuniões comunitárias para incentivo ao desenvolvimento dos bairros e curso de iniciativa própria, como de criação de hortas domésticas, no intuito de iniciar no empreendedorismo familiar.

A policial militar Andréa Alves da Silva deu o exemplo do projeto Meu Bairro em Transformação – Etemp. “Moro e trabalho em Araçatuba, visito outras localidades e até outras cidades observando iniciativas de sucesso que, mesmo iniciadas em pequena escala, têm dado resultado na conscientização individual e coletiva dos moradores onde foram implantadas. Já foi-se o tempo de ficar reclamando e esperando. Tem que começar com o que tem e ir trocando experiências, ações e assim atendemos necessidades uns dos outros e crescemos”, incentiva.

Tiveram fala no evento os secretários municipais João Valero dos Santos Esgalha (Fazenda), Arnaldo Vieira Filho, o “Dindo” (Governo e Desenvolvimento Agroindustrial) e Silvana de Sousa e Souza (Educação), além do vereador Alceu Batista de Almeida Junior (Dr. Alceu) e a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, que comandou a reunião e respondeu em nome da Prefeitura, representando o prefeito Dilador Borges, que se encontra em agenda de viagem à capital paulista.

“Todas as manifestações e respostas foram transmitidas ao vivo e gravadas, garantindo o registro que nos servirá de referência para a elaboração das LDO E LOA. As reuniões receberam intensa participação da população e ficamos muito felizes por isso, razão pela qual parabenizamos a todos, tanto por trazerem suas reivindicações e sugestões, como para exporem seus exemplos de iniciativas pariculares, coletivas e de empreendedorismo”, celebrou a vice-prefeita Edna Flor.

A participação popular também está disponível na internet e pode ser feita até 5 de maio, sexta-feira, pelo site www.pparacatuba.com.br .

THATHILÂNDIA

As autoridades da Thathilândia, projeto realizado pela Escola Thathi que reproduz a realidade administrativa de uma cidade em miniatura em ambiente escolar, fizeram um ofício solicitando participação nas audiências públicas LDO e LOA 2024. O ofício de compromisso foi assinado pela vice-prefeita Edna Flor, oficializando a participação das crianças nesse momento tão importante de cidadania.

Reunidos na Escola Thathi, na manhã de quinta-feira (4), participaram a prefeita Alice Vilela, a vice-prefeita Alice Tereza e o presidente da Câmara, Mateus Kenji, além de vereadores, secretários e conselheiro geral da Thathilândia. A vice-prefeita Edna Flor ouviu e anotou as sugestões trazidas pelas autoridades da Thathilândia. como ampliar ronda escolar, tapar os buracos no asfalto, limpeza na pista de skate, melhorias no bosque municipal, reforma nas praças e melhorar sinalização com placas de nomes de ruas, entre outras.

Ao final, Edna Flor respondeu cada uma das sugestões, dando soluções e encaminhamentos necessários. As sugestões serão colocadas junto às propostas colhidas nas duas audiências e no site. O encontro foi mediado pelo diretor da Escola Thathi, André Cefali, e a coordenadora Andreza Lopes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »