AtaNews Publicidade 728x90
03/05/2023 às 18h19min - Atualizada em 03/05/2023 às 18h19min

Araçatuba recebe exposição “Andanças por Terras Estranhas”, do premiado artista Genivaldo Amorim

Assessoria de Imprensa
foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
Araçatuba recebe, na sexta-feira (5), a terceira exposição “Andanças por Terras Estranhas”, do artista Genivaldo Amorim. A mostra, que vai ocorrer entre os dias 5 e 26 de maio, faz parte da segunda edição do Projeto Trajetórias, que?nasceu para ser uma enciclopédia das artes e artistas valinhenses. O anúncio foi feito pelo Coletivo Ocupe.Arte e a mostra recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.

O segundo volume do livro bilíngue Trajetórias, que conta com 160 páginas, imagens e textos dos curadores Andrés I. M. Hernández, Heldilene Reale e Allan Yzumizawa, será vendido durante a exposição e custará R$ 50. A venda também será feita pelo e-mail: [email protected].

A terceira exposição do projeto será realizada no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas). Com curadoria de Allan Yzumizawa, a exposição será centrada em um recorte específico dentro da produção do artista, onde as obras expostas têm uma sobrevida após o final da exposição.

Tendo como referência a exposição “Do outro lado do vidro vejo paisagens alheias”, realizada em 2019, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, Moçambique, onde as peças que compunham as obras, como colchões, toalhas, sacolas e cobertores, foram doados à população local após o final da exposição, a exposição em Araçatuba será composta por obras que lidam com essa possibilidade.

São obras feitas com materiais cotidianos que voltam às suas origens depois que saem do espaço expositivo, se misturando com o mundo real, fora dos espaços institucionalizados de arte. Essa pesquisa teve início com a instalação “Species”, formada por pinturas-almofadas, criada para uma exposição em 2010, na Alemanha, e seguiu alguns anos depois com a instalação “Bicho de corpo mole, mas de pele boa”, onde as peças são transformadas em roupas após o final das exposições, para então poderem andar pelo mundo.

Este é um projeto realizado com o apoio do ProAC ICMS e patrocinado por Cartonificio Valinho, Brose e Supermercados Caetano. O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento à cultura no estado de São Paulo que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal.

SERVIÇO
Mostra “Andanças por Terras Estranhas”, do artista Genivaldo Amorim
Local: MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas
Endereço: Rua Duque de Caxias, 20 – Centro, Araçatuba.
Abertura: 05/05 às 19h
Visitação: de 06/05 a 26/05 (Segunda a sexta das 8h às 18h/ sábados das 9h às 12h).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »